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dc.contributor.authorLima, Leonardo de-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleGargalos logísticos da exportação de grãos brasileiros no comércio internacional.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDeponti, Cidonea Machado-
dc.degree.departmentCurso de Relações Internacionaispt_BR
dc.description.abstractThroughout Brazil’s history, agriculture has always been and continues to be an important pillar for the trade balance and for the country’s international recognition. Brazil is today one of the main grain exporters in the world, becoming an important player in international trade capable of distributing food to many locations around the globe. This present work aims at the general analysis of the impact that logistics and its bottlenecks, called logistical bottlenecks, can bring to the country in the export of grains in international trade in between of 2000 to 2020. As special objectives, the following stand out: identify the volume of grains that was exported during this time, characterize the structures, modals and logistical bottlenecks of this period and point out the roles of the Brazilian State in internal logistical bottlenecks. The contributions of classical liberal theory will be used to understand the functioning of international trade and to provide a better understanding of issues related to the production and export of agricultural products to explain the importance of agriculture for Brazil. The hypothetical-deductive method was used to prove the hypothesis. It was concluded that the logistical bottlenecks restrict the number of structures capable of carrying out the flow of grain production resulting in a loss of competitiveness of Brazilian products in international trade.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComércio internacionalpt_BR
dc.subject.otherExportaçãopt_BR
dc.subject.otherGrãos - Exportaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações internacionaispt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.otherAgroindústriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3233-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:43:48Z-
dc.date.available2021-11-09T13:43:48Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDurante toda a história do Brasil, a agricultura foi e continua sendo um pilar importante para a balança comercial e, também, para o reconhecimento internacional do país. O Brasil é hoje um dos principais exportadores de grãos do mundo, tornando-se um importante player do comércio internacional capaz de distribuir alimentos para várias localidades do globo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto que a logística e seus pontos de estrangulamento, chamados de gargalos logísticos, podem trazer ao país na exportação dos grãos no comércio internacional no período de 2000 a 2020. Como objetivos específicos destaca-se: identificar o volume de grãos que foi exportando dentro deste período; caracterizar as estruturas, modais e gargalos logísticos deste período, e, apontar os papeis do Estado brasileiro em relação aos gargalos de logística interna. As contribuições da teoria liberal clássica serão utilizadas para se entender o funcionamento do comércio internacional e para uma melhor compreensão dos assuntos relacionados à produção e à exportação de produtos agrícolas a fim de explicar a importância da agricultura para o Brasil. O método hipotético-dedutivo foi utilizado para comprovar a hipótese. Concluiu-se que os gargalos logísticos restringem o número de estruturas capazes de efetuar o escoamento da produção de grãos, resultando numa perda de competitividade dos produtos brasileiros no comércio internacional.pt_BR
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