Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3238
Autor(es): Costa, Lana Rakel Silva da
Título: O mal-estar docente no trabalho de professoras da educação infantil e a busca de alternativas para minimizar seus efeitos.
Data do documento: 2021
Resumo: A convivência com relatos de profissionais da educação sobre problemas de saúde despertou-me o interesse em investigar os fatores relacionados ao trabalho que resultam no adoecimento físico e mental de docentes. Ao percorrer os estudos sobre a temática do mal-estar docente, percebi que poucos se referiam às professoras da educação infantil. Essas profissionais, majoritariamente mulheres, são as que se encontram com as crianças para as primeiras lições fora do convívio familiar, realizando seu trabalho com dedicação, exigindo dispêndio de um grande esforço físico e emocional durante as atividades. A pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e descrever os principais problemas de saúde relacionados ao trabalho relatados pelas professoras de educação infantil de creches da Cidade de São Luís (MA), assim como as alternativas que essas trabalhadoras buscam para prevenir ou minimizar os efeitos dos mesmos. O estudo trará contribuições para o conhecimento dos problemas de saúde que mais acometem as docentes que atuam nessa etapa da educação básica. A pesquisa teve apoio em informações empíricas, utilizando como instrumento entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras da educação infantil de escola pública e privada. Na análise das informações, constatou-se que os sintomas mais mencionados pelas entrevistadas foram os problemas osteomusculares. Outros sintomas também foram identificados, como problemas relacionados à voz e problemas emocionais, em função das atividades com as crianças. As alternativas que as docentes buscam para prevenir e/ou amenizar o sofrimento são atividades realizadas fora do trabalho, como caminhadas, dança e tratamentos alternativos, mas que não foram considerados como prioridade ou prática continuada. A dissertação está organizada, estruturalmente, além da introdução, em seis capítulos, sendo que o segundo apresenta as bases teóricas do mal-estar e do bem-estar docente; o terceiro apresenta um breve levantamento das pesquisas sobre o tema mal-estar e o trabalho docente; o quarto capítulo traz uma discussão sobre o trabalho docente e o processo de trabalho e sua proletarização; no quinto capítulo é descrita a metodologia; o sexto capítulo apresenta os principais fatores de mal-estar nas professoras; no sétimo capítulo são apresentadas as alternativas que as professoras buscam para amenizar o sofrimento. Por fim, são apresentadas as considerações finais e o referencial teórico utilizado.
Resumo em outro idioma: Living with reports of education professionals on health problems aroused my interest in investigating the factors related to work that result in the physical and mental illness of teachers. As I went through the studies on the subject of teacher malaise, I noticed that few referred to early childhood education teachers. These professionals, mostly women, are the ones who meet with the children for the first lessons outside of family life, performing their work with dedication, requiring a great deal of physical and emotional effort during activities. The research aims to identify, analyze and describe the main work-related health problems reported by early childhood education teachers from daycare centers in the city of São Luís (MA), as well as the alternatives that these workers seek to prevent or minimize their effects. The study will bring contributions to the knowledge of health problems, which most affect teachers who work in this stage of basic education. The research was supported by empirical information, using as an instrument semi-structured interviews with teachers of early childhood education of public and private schools. In the analysis of the information, it was found that the symptoms most mentioned by the interviewees were musculoskeletal problems. Other symptoms were also identified, such as voice-related problems and emotional problems, due to activities with children. The alternatives that teachers seek to prevent and/or alleviate suffering are activities performed outside of work, such as walking, dancing and alternative treatments, but which were not considered as priority or continued practice. The dissertation is structurally organized, in addition to the introduction, in six chapters, the second of which presents the theoretical bases of malaise and teacher well-being; the third presents a brief survey of research on the subject of malaise and teaching work; the fourth chapter brings a discussion about the teaching work and the work process and its proletarization; the methodology is described in the fifth chapter; the sixth chapter presents the main factors of unwell in teachers; in the seventh chapter, the alternatives that teachers seek to alleviate suffering are presented. Finally, the final considerations and the theoretical framework used are presented.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores - Saúde e higiene
Professores de educação pré-escolar
Esgotamento profissional
Professores - Doenças - Prevenção e controle
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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