Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3239
Autor(es): Silva Filho, José Diniz da
Título: Educação na medicina tradicional chinesa : o Tao como processo educativo.
Data do documento: 2021
Resumo: A dissertação, EDUCAÇÃO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: O Tao como processo educativo, apresenta um estudo a respeito da forma como o Tao fornece os elementos para restaurar a saúde do indivíduo através da prática da acupuntura, compreendendo essa prática como um mecanismo permanente de educação. Como desdobramento deste objetivo geral aprofundo o estudo do Tao como fundamento filosófico que orienta a Medicina Tradicional Chinesa, identificando suas relações com os princípios educativos; resgato a contribuição de Lao-Tsé, Chuang Tze e Confúcio como orientadores filosóficos da Medicina Tradicional Chinesa, articulando suas ideias às concepções educativas das/nas práticas da acupuntura; e, identifico a aplicação dos princípios do Tao na recuperação de pacientes submetidos ao tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, apresentando esse processo educativo como estratégia de cura. Adoto dois grandes eixos que foram abordados de modo articulado, sem perder de vista o fato de serem duas práticas e filosofias diferenciadas com momentos de aproximação e distanciamento: a Medicina Tradicional Chinesa e a Educação. O elo que permitiu a articulação entre os eixos foi a concepção de educação presente no Tao que, por ser ancorada na experiência/vivência do indivíduo em sua vida cotidiana e vinculada à natureza, nos aproxima da compreensão de educação de caráter holístico e construída de modo permanente ao longo da vida do indivíduo e de suas experiências. Em termos metodológicos utilizei a história de vida de dois sujeitos que recuperaram a sua saúde com o tratamento de acupuntura no Centro de Terapias Orientais, em São Luís/MA. Como conclusão, verifico que a incorporação dos princípios educativos do Tao na vida cotidiana dos respectivos sujeitos foi fundamental para a transformação dos hábitos e do modo de ver e viver a vida, apesar das pressões que a vida moderna impõe aos indivíduos. Adotar novos hábitos, viver em consonância, ou mais próximo, com a natureza, cultivar relações afetivas, ter amor pela vida e pelas pessoas, respeitar o tempo dos acontecimentos nos aproxima do bem-estar físico e emocional.
Resumo em outro idioma: The dissertation, EDUCATION IN CHINESE TRADITIONAL MEDICINE: Tao as an educational process, presents the way Tao provides the elements to recover the health of the individual through the practice of acupuncture, understanding this practice as a permanent mechanism of education. As a consequence of this general objective, I deepen the study of Tao as a philosophical foundation that guides Traditional Chinese Medicine, identifying its relations with educational values; I redeemed the contribution of Lao-Tzu, Chuang Tze and Confucius as philosophical advisers of Traditional Chinese Medicine, articulating their ideas to the educational concepts of/in the practices of acupuncture; and, I identified the application of the values of Tao in the recovery of patients underwent the treatment of Traditional Chinese Medicine, presenting this educational process as a cure strategy. I adopted two main axes that were approached in an articulated way, without losing sight of the fact that they are two different practices and philosophies with different moments of approximation and distance: Traditional Chinese Medicine and Education. The chain that allowed the articulation between the axes was the concept of education present in Tao, which, because it is anchored in the individual's experience in their daily life and bound to nature, brings us closer to understanding holistic education and built in a way permanent throughout the individual's life and experiences. In methodological terms, I used the life story of two people who recovered their health with the acupuncture treatment at the Centro de Terapias Orientais, in São Luis/MA. As a conclusion, I verified that the incorporation of the educational principles of Tao in the daily life of the respective individuals was fundamental for the transformation of habits and the way of seeing and living life, despite the pressures that modern life imposes on people. Adopting new habits, living in accordance with, or closer to, nature, cultivating affective relationships, having love for life and people, respecting the timing of events brings us closer to physical and emotional well-being.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação
Educação - Finalidades e objetivos
Tao
Acupuntura
Filosofia oriental
Tai chi
Kung-fu
Medicina tradicional chinesa
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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