Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3243
Autor(es): Haetinger, Rosiene Almeida Souza
Título: "Janela sobre a palavra" : a leitura subjetiva na formação de professores de letras.
Data do documento: 2021
Resumo: O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre a leitura subjetiva na formação de professores de Letras. Tradicionalmente, espera-se que o acadêmico do mencionado curso leia e analise textos literários, o que faz com que muitas vezes a obra seja vista como um objeto estético a ser "decifrado". Essa perspectiva, de acordo com a experiência da autora na orientação de estágios supervisionados, se reflete nas propostas pedagógicas com a literatura na educação básica, as quais acabam priorizando a análise estrutural ou a historiografia literária. Diante desse contexto, é possível questionar o quanto, nas aulas de Literatura durante a graduação, o aluno do curso de Letras consegue aproximar-se subjetivamente do livro, como sujeito leitor (ROUXEL, 2012a), uma vez que "a confrontação do leitor consigo mesmo é (...) uma das dimensões maiores da leitura. A questão é saber como introduzi-la no ensino" (JOUVE, 2013, p. 61). A partir desse questionamento, a presente tese concentra-se na leitura subjetiva na formação de professores, cujo problema de pesquisa é: os estudantes do curso de licenciatura em Letras, que são professores em formação, tornam-se mais sensíveis à experiência literária enquanto formante da sua subjetividade a partir de vivências em aulas de Literatura que envolvam a leitura subjetiva? Apoiando-se na perspectiva teórica da leitura subjetiva e seus desdobramentos - sujeito leitor e texto do leitor -, com especial ênfase nos trabalhos de Annie Rouxel, Gérard Langlade, Pierre Bayard, Jean Bellemin-Noël, Vincent Jouve, entre outros, esta tese traz a prática da leitura subjetiva empreendida junto aos licenciandos em Letras a fim de perceber se fazer emergir a subjetividade dos alunos ? tanto de forma oral como escrita ? faz com que a relação com o texto literário se torne mais pessoal, subjetiva. Para isso, foram propostos momentos de debate e de escrita de textos do leitor nas aulas do componente curricular "Literatura brasileira IV", que ocorreu em formato virtual devido à pandemia de Covid19. A aplicação da pesquisa foi um momento de afirmação do que o tema indicava, pois o retorno dos alunos de Letras foi muito emocionante. Na leitura dos textos do leitor escritos a partir de propostas pensadas tendo em vista as leituras indicadas no componente curricular "Literatura brasileira IV", foi possível perceber o modo empático com que os acadêmicos se dirigiram aos livros e aos personagens, usando um tom fraterno e familiar, mostrando que houve uma ligação subjetiva, muito mais próxima, com a obra literária. Essa perspectiva mudou a postura do acadêmico de Letras no que tange à sua relação com o livro, o que se pode comprovar, de modo mais efetivo, quando o modo de escrever no texto do leitor apareceu na escrita de uma prova, cuja proposta não levava em consideração a leitura subjetiva. Isso mostrou que os acadêmicos consideraram que o texto literário não era algo fora deles, mas que pertencia a eles. Por fim, pode-se afirmar que as propostas de produção de textos do leitor a partir da relação subjetiva com a obra literária transformaram a escrita em uma experiência, em uma jornada interna. Por isso, podemos considerar que a pesquisa respondeu positivamente ao problema proposto nesta tese, pois os alunos de Letras se abriram cada vez mais diante das propostas de escrita do texto do leitor, o que acabou impactando também no olhar da pesquisadora sobre a docência e o papel da literatura na formação de professores de Letras.
Resumo em outro idioma: The present work constitutes a research on subjective reading in the formation of Language and Literature teachers. Traditionally, the academic of the aforementioned program is expected to read and analyze literary works, which often makes the texts be seen as an aesthetic object to be ―deciphered‖. This perspective, according to the author's experience in guiding supervised internships, is reflected in the pedagogical proposals with literature in basic education, which end up prioritizing structural analysis or literary historiography. Given this context, it is possible to question how much, in Literature classes during the undergraduate program, the student of the Language and Literature Program is able to subjectively approach the book, as a reader (ROUXEL, 2012a), since ―the reader's confrontation with themselves is (...) one of the greatest dimensions of reading. The question is to know how to introduce it in teaching‖ (JOUVE, 2013, p. 61). Based on this questioning, this dissertation focuses on subjective reading in teacher education, and its research problem is: do students of the Licentiate Degree in Language and Literature, who are teachers in training, become more sensitive to the literary experience as a formant of their subjectivity from experiences in Literature classes that involve subjective reading? Based on the theoretical perspective of subjective reading and its consequences – reader subject and reader‘s text -, with special emphasis on the works of Annie Rouxel, Gérard Langlade, Pierre Bayard, Jean Bellemin-Noël, Vincent Jouve, among others, this dissertation brings the practice of subjective reading undertaken with undergraduate students of the Language and Literature Program in order to analyze if having the students' subjectivity emerge – both orally and in writing – makes the relationship with the literary text more personal and subjective. For this, moments of debate and writing of reader's texts were proposed in the classes of the curricular component ―Brazilian Literature IV‖, which happened in a virtual format due to the Covid19 pandemic. The application of the research was a moment of affirmation of what the theme indicated, as the return of the Language and Literature students was very emotional. In reading the reader's texts written from proposals designed in view of the readings indicated in the curricular component ―Brazilian Literature IV‖, it was possible to notice the empathetic way in which the academics addressed the books and characters, using a fraternal and familiar tone, showing that there was a subjective connection, much closer, with the literary work. This perspective changed the position of the academic of Language and Literature regarding their relationship with the book, which could be more effectively proven when the reader's way of writing in the text appeared in the answers of a test, whose proposal did not take into consideration the subjective reading. This showed that students considered that the literary text was not something strange to them, but that it belonged to them. Finally, it can be said that the reader's text production proposals based on the subjective relationship with the literary work transformed writing into an experience, into an internal journey. Therefore, we can consider that the research responded positively to the problem proposed in this dissertation, as the students of Language and Literature opened up more and more to the reader's text writing proposals, which ended up also impacting the researcher's view of teaching, and the role of literature in the education of Literature teachers.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Professores de português - Formação
Leitura
Subjetividade
Orientador(es): Cardoso, Rosane Maria
Coorientador(es): Bombini, Gustavo Horacio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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