Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3245
Autor(es): Benvindo, Rosina de Araújo
Título: A metamorfose pela alfabetização : reflexões acerca das experiências dos centros de alfabetização do município de Codó-MA.
Data do documento: 2021
Resumo: Reflexões acerca das experiências dos Centros de Alfabetização do município de Codó-MA é o tema que abordo nesta dissertação, tendo como objetivo analisar essas experiências na perspectiva de provocar pensamentos críticos sobre o processo de alfabetização, em que teoria e prática possam fazer conexões no sentido de garantir o direito da alfabetização e do letramento das crianças de seis a oito anos de idade, enfatizando o seu processo auto-organizativo. O contexto empírico da pesquisa que originou este estudo foram três Centros de Alfabetização, os quais atendem 723 crianças do (1º ao 3º ano do fundamental), 47 professores, três supervisores e três gestores, e que antes de 2016 funcionavam como escolas de Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). Após mapear o público da pesquisa, organizei três encontros presenciais em cada centro, durante os quais realizei entrevistas-diálogo junto aos professores, supervisores e gestores, sendo que devido à pandemia do COVID-19 não foi possível observar os estudantes em experiências de sala de aula. Em sequência, apliquei um questionário de 17 questões através do Google Forms, contendo 11 questões objetivas e 6 subjetivas (ANEXO A), e fiz uma entrevista com os supervisores através do WhatsApp. As respostas dadas aos questionamentos, tanto pelos professores quanto pelos supervisores, me possibilitaram analisar todo o contexto, desde os espaços físicos, material didático, teoria/metodologia empregada, bem como a formação inicial e continuada dos professores, e a avaliação aplicada junto aos estudantes. Ao final das reflexões percebi, ainda, muitas fragilidades existentes nos centros, que podem implicar na transformação tão esperada do processo de alfabetização e letramento das crianças que ali estudam, caso não haja mais investimentos na estrutura física, material didático, formação continuada de professores a partir da reflexão sobre a própria prática, e diminuição da rotatividade dos professores. Contudo, foi possível perceber algumas mudanças de ordem pedagógica, como a exclusividade de uma supervisora em cada centro e a implantação de avaliações externas e internas, para medir e acompanhar as práticas dos professores com a finalidade de replanejar as ações, e assim melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes.
Resumo em outro idioma: Reflections about the experiences of the Literacy Center in the municipality of Codó-MA is the theme I address in this dissertation, with the objective of analyzing these experiences in the perspective of provoking critical thoughts about the literacy process, where theory and practice can make connections in the sense of guarantee the right to literacy for children aged 6 to 8 years, emphasizing the self-organizing process. The empirical context of the research that originated this study were three Literacy Centers, which serve 723 children from (1st to 3rd year of elementary school), 47 teachers, 3 supervisors and 3 managers, and that before 2016 functioned as elementary schools (1st to 5th year). After mapping the research audience, I held three face-to-face meetings at each center, where I conducted dialogue interviews with teachers, supervisors and managers, because due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to observe students in classroom experiences. In sequence, I applied a questionnaire of 17 questions through Google Forms, with 11 objective questions and 6 subjective, and taken an interview with the supervisors through WhatsApp. The answers given to the questions by both of them allowed me to analyze the whole context, from the physical spaces, didactic material, theory/methodology employed, as well as the initial and continued training of the teachers, and the evaluation applied to students. At the end of the reflections, I realized that many weaknesses still exists in the centers, which may imply in the long-awaited transformation of the literacy process of the children who study there, in case there is no more investments in the physical structure, didactic material, continuous training of teachers from reflecting on their own practice, and decreasing teacher turnover. However, it was possible to notice some pedagogical changes, such as the exclusivity of a supervisor in each center and the implementation of external and internal evaluations, to measure and monitor the practices of teachers in order to redesign actions, and thus improve performance reading and writing skills.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Professores
Leitura - Estudo e ensino
Professores - Formação - Codó (MA)
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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