Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNavarro, Renata Soares-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleConsumo, alimentos e desenvolvimento : a percepção dos consumidores da região do Vale do Rio Pardo - RS.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDeponti, Cidonea Machado-
dc.contributor.advisorcoPreiss, Potira V.-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThe studies about consumption are gaining relevance as the decades pass. It is known that the act of consuming is intrinsically related with the utilization of natural resources and distinct socio-cultural aspects, revealing through its practice distinct meanings can be highlighted. This work aims to give evidence the possibility of construction of new development models, led by the local actors as a way of action in and for the region. It is taken as general objective analyze how the food consumption of the local family farmers is present in the region of Rio Pardo Valley (RS). By having as base a qualitative methodology, the data were collected by semi-structured interviews with five farmers and 35 consumers of five farmers markets. The data were interpreted by the mean of contend analyze. Among the results found it was possible to perceive the different ways of creating the farmer market, aggregating either small holder farmers with the production based in agroecology premises, also farmers with conventional production. The average age of the consumers is 51, high level of education (graduated and post graduated) and high income. Besides health and food quality the consumers also choose by local products, because they believe that the act of consume locally contributes for the development of the region, playing as directing elements the finance autonomy of the small holder farmers, making agriculture attractive to the young farmers and enrichment of the local economy. At last, it is concluded that in the region there are actors that seek to exercise their citizenship by mean of consumption. These actors realize that through consumption it is possible to strength the local and the Rio Pardo Valley region. The farmer market is a strategy to promote the local food diversity and promote governance and food security for the population of the region.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAlimentos - Consumo - Pardo, Rio, Vale (RS)pt_BR
dc.subject.otherConsumidores - Pardo, Rio, Vale (RS)pt_BR
dc.subject.otherAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.otherFeiras ruraispt_BR
dc.subject.otherEcologia agrícolapt_BR
dc.subject.otherConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3247-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:54:21Z-
dc.date.available2021-12-14T16:54:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre o consumo ganham relevância com o passar das décadas. Sabe-se que o ato de consumir está intrinsicamente relacionado a utilização de recursos naturais e distintos aspectos socioculturais, fazendo com que, através de sua prática, diversos significados sejam evidenciados. Neste trabalho busca-se evidenciar a possibilidade da construção de novos modelos de desenvolvimento, protagonizados pelos atores locais como forma de ação na e para a região. Toma-se como objetivo geral analisar como o consumo de alimentos da agricultura familiar local se faz presente na região do Vale do Rio Pardo (RS), influenciando o desenvolvimento regional a partir da visão dos consumidores. Tendo como base uma metodologia qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco agricultores e 35 consumidores de cinco feiras. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Dentre os resultados encontrados, foi possível perceber as diferentes formas de construir as feiras, passando por agregar agricultores familiares que utilizam o modo de produção de base agroecológica, bem como agricultores que realizam a produção de forma convencional. Constata-se que os consumidores possuem idade média de 51 anos, nível elevado de escolaridade (ensino superior ou pós-graduação) e alta renda. Para além da saúde e da qualidade dos alimentos, os consumidores optam por produtos locais, porque acreditam que o ato de consumir localmente contribui para o desenvolvimento da região, trazendo como elementos norteadores a autonomia financeira dos agricultores familiares, a permanência dos jovens no campo e o fortalecimento da economia local. Por fim, conclui-se que, na região, há atores que buscam exercer sua cidadania por meio do consumo. Esses atores percebem que a partir do consumo é possível fortalecer o local e a região do Vale do Rio Pardo. As feiras são uma estratégia para a promoção da diversidade alimentar local que proporcionam a soberania e a segurança alimentar da população da região.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Soares Navarro.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons