Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3249
Autor(es): | Abegg, Júlia Graciana |
Título: | Corpo que sente e pensa, joga e narra na escola : investigação cênica no ensino fundamental. |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | A dissertação apresenta, desde uma perspectiva fenomenológica orientada por uma abordagem filosófica-educacional, um estudo investigativo em torno da vitalidade dos movimentos do corpo no mundo com a ampla intenção de refletir a questão do corpo narrativo como dramaturgia corporal a partir do encontro entre artes cênicas e educação escolar. Especificamente, interroga e pensa a docência em artes na transição entre a proposta de produção cênica que ocorria presencialmente nas oficinas de teatro e os desafios educacionais decorrentes da pandemia da COVID-19 nos encontros virtuais com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola da rede privada de ensino no interior do Rio Grande do Sul. A aproximação entre as filosofias de Maurice Merleau-Ponty e Michel Serres sustenta a concepção de corpo senciente, sensível e sensato, estável e mutante em suas variações e experimentações de possibilidades de sentir, jogar e narrar em estado de afecção. Um corpo que se movimenta, forma-se, deforma-se, transforma-se, estende-se, alonga-se, figura-se, desfigura-se, transfigura-se. Um corpo que desafia o pensamento educacional e a docência ao exigir, nos processos de narrativa corpórea, exercício e repetição, atenção e exposição na constituição lúdica de espaços de experimentações cênicas. Um corpo narrativo que requer atenção poética aos gestos de cada estudante como detalhes que contribuem para o êxito do grupo e o alcance da alegria pela vitalidade dos movimentos do corpo ao representar, improvisar e jogar. Uma atenção que conduz a uma ética do respeito como princípio que organiza e realiza a ação docente na escolha em conjunto com o interesse de criar sentidos corpóreos coletivamente. A escrita dissertativa conclui com o inesperado isolamento social, no ano de 2020, o qual provocou interrupções ao promover o acompanhamento virtual e a reflexão do processo de narrativa corpórea sem a presença corpórea dos alunos. Um processo educacional e uma docência desafiados a enfrentarem as incertezas e as dificuldades cênicas de experimentação de movimentos corpóreos em situação adversa de confinamento. Uma adversidade que paradoxalmente mostrou a potência inventiva dos corpos ao viverem virtualmente processos lúdicos de exploração, invenção e descobertas cênicas desde o imenso desafio docente de promover aos alunos experimentarem a atenção poética aos seus sentidos pela alegria corpórea do movimento no mundo com maior liberdade de compreensão de seu corpo e do outro. Favorecer o acontecimento da pluralidade da presença e da proximidade cênica entre os corpos foi o grande desafio imposto pela virtualidade das tecnologias do computador e do celular. |
Resumo em outro idioma: | This thesis presents, from a phenomenological perspective by a philosophical-educational approach, a survey on the vitality of body movements with the broad intention of reflecting on the issue about narrative body as performative body from the meeting between performing arts and school education. Nevertheless, questions and rethinks the teaching process about teaching arts during the transition between the scenic production’s proposal which used to occur physically in workshops, and the educational challenges from the COVID-19 pandemic in virtual meetings among students from an educational private school. The philosophical concepts between Maurice Merleau-Ponty and Michel Serres, support the idea of a sentient, sensitive and sensible, stable and changeable body in its variations and experimentation on the possibilities of feeling, playing and narrating in a state of affection. A body that challenges educational thinking and the teaching area by demanding, in the corporal narrative processes, exercise and repetition, attention and exposure in the playful constitution of places for scenic experimentation. A narrative body that requires poetic attention to each student's gestures that contribute to the group's success and the achievement of joyfulness in the vitality of the body's movements while performing, improvising and playing. An attention that leads to a respectful ethic, a principle that organizes and carries out the teaching action alongside with the proposal for creating collectively corporal meanings. The essay concludes with the unexpected social isolation during the year 2020 which caused interruptions by promoting the virtual monitoring and reflections on the corporal narrative process without the physical student’s presence. An educational process challenged by the uncertainties and scenic difficulties of experimenting body movements in an adverse situation of confinement. An adversity that illustrated the powerful creativity of the body during the virtually playful processes of exploration, invention and scenic discoveries from the immense teaching challenge on promoting students to experience poetic attention to their senses through movements and a great sense of freedom as they understand their bodies and their peers. The great challenge witnessed in virtually technologies was to favor the occurrence of plurality of presence and scenic proximity between bodies. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Teatro na educação Teatro escolar Drama - Técnica Linguagem corporal Educação artística (Ensino fundamental) |
Orientador(es): | Richter, Sandra Regina Simonis |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Júlia Graciana Abegg.pdf | 786.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons