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http://hdl.handle.net/11624/324
Autor(es): | Gustsack, Felipe |
Título: | Hip-hop : educabilidades e traços culturais em movimento. |
Data do documento: | 2003 |
Resumo: | Este é um estudo dos elementos e das atividades culturais do Movimento Hip-hop tomadas como saberes e como processos de aprendizagens trans-escolares, enquanto ações sociais potencializadoras de outras educabilidades e traços culturais. É um estudo de outros conhecimentos e modos de ser humanos que se fazem com, a partir e para além dos espaçostempos tradicionalmente conhecidos como pedagógicos e que se constituem dentro de um movimento constante dos seus sujeitos em busca de saberes. Na medida que foi possível perceber e vivenciar alguns fluxos de sentidos nesta rede de educabilidades, eu procurei compreendê-las como produções dialógicas de saberes e organizá-las, segundo sua natureza e tendências evolutivas, dentro de três campos complexos. A estes campos, construídos a partir de uma reflexão aberta, resolvi dar o nome de expressivo-identitário, ético-estético e sóciopolítico. Esta abordagem facilitou a organização dos registros desta pesquisa e vem se construindo como um instrumento flexível, não definitivo, mas bastante próprio à leitura, à análise e à compreensão de vários traços e elementos culturais que constituem o Movimento Hip-hop. Além disso, ajuda a pensar aspectos diversos de um dos principais objetivos deste estudo que é a revelação de outros sentidos destas educabilidades, elevando-as a um patamar de maior importância enquanto ações sociais formadoras e transformadoras dos jovens e das suas realidades localizadas em diferentes periferias urbanas, especialmente de Santa Cruz do Sul - RS. A realização deste trabalho vem fazendo parte da minha trajetória de educador por diferentes inserções diretas em espaços- tempos de expressão da cultura hip-hop, bem como pelo diálogo possível com diferentes grupos e sujeitos que nesta cultura descobrem, problematizam, recriam e assumem suas identidades. O desejo mais forte, a vontade mais latente nesta ação investigativa é construir referências para novos caminhos de ensinoaprendizagem no contexto social mais amplo e complexo, como é o caso do Movimento Hiphop. Em outras palavras, trato de apresentar alguns passos possíveis para uma observação educativa que não deixa de estar vinculada à busca de sentidos em torno de alguns aspectos dos elementos culturais do Movimento Hip-hop, trazendo um pouco da sua história e das suas metodologias constitutivas como caminhos possíveis e como novas perturbações e desafios para a academia. Para tanto, procuro repensar estes modos de ser e de fazer da cultura que forma e que informa o hip-hop no contexto social aberto, como instâncias e ferramentas que ampliam o nosso esforço de educadoras e educadores em reorganizar a escola ? seus sujeitos, processos e estruturas do ensino-aprendizagem formais. Assim, as perspectivas e desafios decorrentes deste estudo apontam para algumas metodologias de construção e para certas características dos diferentes sujeitos e práticas culturais que integram o Movimento Hip-hop mutabilidades, recursividades, dialogicidades, vivências, midiaticidades, autopoiesis, perturbações, transitoriedades, apropriações, territorialidades como principais contribuições ao nosso trabalho coletivo, feliz-doloroso e inevitável de reconstruir a escola e a educação que vivemos hoje. |
Resumo em outro idioma: | This work is an investigation of the elements and cultural activities of the hip-hop movement considered as knowledge and learning trans-school processes for its social actions that potentialize new educabilidades and cultural traces. It is a study of other knowledge and human ways of being that take place from and beyond traditional pedagogical time-space and arise inside a constant movement of individuals searching for knowledge. I have tried to understand the flow of meanings in this web of educabilidades as dialectic productions of knowledge and organize it in three complex areas, according to its nature and evolutionary tendencies. These areas were built through open reflection and I have decided to name them expressive-identity, ethic-aesthetic and social-politic. This approach facilitated the organization of the information collected in this research and it is being constructed as a flexible technique, not definite, but appropriate for the perception, analyses and comprehension of several traces and cultural elements that form the hip-hop movement. In addition, it helps to think diverse aspects of one of the main objectives of this research that is the revelation of other meanings of these educabilidades, exalting them in importance as formative and transformative social actions of the youth and of theirs realities in different suburbs, especially in Santa Cruz do Sul city – RS. This work is part of my path of educator through different direct insertions in time-space in the hip-hop culture expression, as well as the dialogue with different groups and individuals who find, question, recreate and assume their identities in this culture. The stronger desire in this investigation is building references to new ways of teaching and learning in a wider and more complex context, such as the hip-hop movement. In other words, I present possible steps for pedagogical observation that is also linked to the search of meanings about some aspects of cultural elements of the hip-hop movement, bringing a little of its history and its constitutive methodologies as possible paths and new perturbations and challenges to the academy. In order to achieve that, I try to rethink these ways of being and making of the culture which forms and informs the hip-hop in the opened social context as instances and tools that broaden our effort as educators in reorganizing school – its subjects, processes and structures of formal teaching and learning. Thus, the perspectives and challenges of this study points to some methodologies of construction and to certain characteristics of different individuals and cultural practices that constitutes the hip-hop movement – mutabilidades, recursividades, dialogicidades, vivências, midiaticidades, autopoiesis, perturbations, transitorities, appropriations, territorialidades – as the main contributions of our happy painful and inevitable collective work of rebuilding the school and education that we have today. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Hip-hop (Cultura popular jovem) Antropologia educacional Educação popular Aprendizagem Sociologia educacional |
Orientador(es): | Andreola, Balduino Antonio |
Aparece nas coleções: | Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições |
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