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http://hdl.handle.net/11624/3250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Márcio André Magalhães | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Narrativas de um grupo de professores no processo de atuação com as tecnologias digitais de informação e comunicação na cidade de Chapadinha - MA. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to understand the narratives of a group of teachers in the process of working with Google Meet and Google Classroom tools and their incorporation as pedagogical tools. The study was developed from bibliographic surveys that supported the methodological path and enabled the development and offering of a mini-course to a group of 07 (seven) teachers who work in the final years of Elementary School in 02 (two) schools in the municipal network of Chapadinha – MA. The aim was to guide the group of participants regarding the use of the aforementioned digital tools for their integration into the classroom routine. After the short course, which was given virtually through Google Meet, they were invited to answer a semi-structured questionnaire, through Google Docs, aiming at the production of narratives that described their impressions about the experiences lived with the 02 (two) digital technologies during the mini course. The data produced through the questionnaire were analyzed (with specificities and similaritys) using the Iramuteq software, which generated 02 (two) graphics that highlighted key words mentioned in common in the respondents' answers. These words gained different formatting in the graphics and were studied in the light of theories that underlie the discussions. After these processes, it concludes that the participating teachers, upon becoming familiar with the TDIC presented, discovered their pedagogical potential, realized the need and ease of integrating their resources into their classes, in addition to envisioning a new pedagogical scenario mediated by Digital Technologies of Information and Communication. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação - Chapadinha (MA) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3250 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T18:35:26Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T18:35:26Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva compreender as narrativas de um grupo de professores no processo de atuação com as ferramentas Google Meet e Google Classroom e sua incorporação como ferramentas pedagógicas. O estudo foi desenvolvido a partir de levantamentos bibliográficos que embasaram o percurso metodológico e possibilitaram a elaboração e oferta de um minicurso a um grupo de 07 (sete) professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em 02 (duas) escolas da rede municipal de Chapadinha - MA. O intuito foi orientar o grupo de participantes quanto ao uso das ferramentas digitais supracitadas para integração destas no cotidiano de sala de aula. Após o minicurso, que foi ministrado de forma virtual através do Google Meet, foram convidados a responder um questionário semiestruturado, através do Google Docs, objetivando a produção de narrativas que descrevessem suas impressões acerca das experiências vivenciadas com as 02 (duas) tecnologias digitais durante o minicurso. Os dados produzidos através do questionário foram analisados (com especificidades e similitudes) através do software Iramuteq, que gerou 02 (dois) gráficos que destacaram palavras-chave citadas em comum nas respostas dos entrevistados. Estas palavras ganharam formatação diferenciada nos gráficos e foram estudadas à luz de teorias que fundamentam as discussões. Após estes processos, conclui que os professores participantes ao se familiarizarem com as TDIC apresentadas, descobriram seu potencial pedagógico, perceberam a necessidade e a facilidade em integrar seus recursos às suas aulas, além vislumbrar um novo cenário pedagógico mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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Márcio André Magalhães Soares.pdf | 764.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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