Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3252
Autor(es): Klein, Lisandra Márcia
Título: Compreendendo o processo de autoconhecimento e cognição a partir de emoções emergentes nas autonarrativas de estudantes da EJA.
Data do documento: 2021
Resumo: A presente dissertação teve como ponto de partida a percepção de desenvolver, com a turma da EJA, na qual fui professora regente, uma processualidade que pudesse contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano. Está voltada às necessidades, às possibilidades e aos interesses dos estudantes, oportunizando o desenvolvimento da autoconsciência de que precisam construir e reconhecer a sua identidade, estarem cientes de diferentes aspectos do eu, seu comportamento e emoções. Somos seres autônomos, cognitivos e autopoiéticos, visto que nos autoproduzimos no curso da vida. No decorrer desse caminhar de subjetivação, vamos nos complexificando, nos desenvolvendo e nos autoproduzindo. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo principal compreender como se dá o processo de autoconhecimento e cognição a partir das emoções emergentes das autonarrativas de estudantes do Ensino Médio, modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, no município de Agudo, RS. Participaram da pesquisa 10 (dez) estudantes da EJA, os quais foram convidados a inserirem-se na processualidade organizada em seis oficinas e a escreverem, ao final de cada encontro, autonarrativas a partir de suas afecções e percepções. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, com metodologia cartográfica e de experimentação, preconizou trabalhar aspectos subjetivos dos sujeitos a partir das emoções, observando pontos de emergência de transformações cognitivas e afetivas dos envolvidos na processualidade. Deste modo, este estudo teve como referencial teórico principal o Pensamento Complexo de Edgar Morin que acredita que as emoções, os processos de cognição e subjetivação estão profundamente tecidos no ato de viver-aprender, princípio da teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela (1980) também abordado na pesquisa, assim como o conceito de autopoiesis para realçar o seu sentido de autoprodução. Para o tratamento das emergências manifestadas pelas narrativas, usei marcadores: interpretativos: complexificação pelo ruído, autoconhecimento, emoção, cognição, viver-conhecer que posssibiltaram o acompanhamento do fluxo viver-aprender. Portanto, o processo de constituição do autoconhecimento e cognição possibilitou gerar a relação ordem/desordem/organização para fins de complexificação dos estudantes a partir das interações dos envolvidos, ou seja, do acoplamento estrutural entre estudantes, professora e meio, tendo por base as emoções que foram surgindo no percurso da aprendizagem. Sendo assim, acredito na potência transformadora das autonarrativas por propiciarem movimentos valiosos de autopoiesis nos estudantes da EJA, convidando-os a aprender a conhecer a si mesmos e ao mundo vivenciando o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e cognitivos.
Resumo em outro idioma: The present dissertation had as its starting point the perception of developing, with the EJA class in which I was a teacher, a process that could contribute to the integral development of the human being. It is focused on the needs, possibilities, and interests of the students, giving them the opportunity to develop the self-awareness that they need to build and recognize their identity, to be aware of different aspects of the self, their behavior, and emotions. We are autonomous, cognitive and autopoietic beings, since we self-produce ourselves in the course of life. Throughout this journey of subjectivation, we are becoming more complex, developing and self-producing. Therefore, the main objective of this research was to understand how the process of self-knowledge and cognition occurs from the emotions emerging from the autonarratives of high school students,YAE (Youth and Adult Education) modality, at the Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, in the city of Agudo, RS. The research included 10 (ten) EJA students, who were invited to insert themselves in the processuality organized in six workshops and to write, at the end of each meeting, autonarratives from their affections and perceptions. This research, qualitative in nature, with cartographic and experimentation methodology, advocated working subjective aspects of the subjects from the emotions, observing points of emergence of cognitive and affective transformations of those involved in the processuality. Thus, this study had as main theoretical reference the Complex Thought of Edgar Morin who believes that emotions, cognition and subjectivation processes are deeply woven into the act of living-learning, principle of the theory of Biology of Knowing of Humberto Maturana and Francisco Varela (1980) also addressed in the research, as well as the concept of autopoiesis to highlight its sense of self-production. For the treatment of the emergences manifested by the narratives, I used: interpretative markers: complexification by noise, self-knowledge, emotion, cognition, living-learning. Therefore, the process of constitution of self-knowledge and cognition made it possible to generate the relation order/disorder/organization for the complexification of students from the interactions of those involved, that is, the structural coupling between students, teacher, and environment, based on the emotions that emerged during the course of learning. Thus, I believe in the transformative power of autonarratives for propitiating valuable movements of autopoiesis in EJA students, inviting them to learn to know themselves and the world by experiencing the development of emotional, affective, and cognitive aspects.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Memória
Teoria da autoconsciência
Emoções e cognição
Cognição
Complexidade (Filosofia)
Autopoiese
Educação - Filosofia
Teoria do conhecimento
Educação de jovens e adultos
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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