Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3253
Autor(es): Gonçalves, Fabrício Andrades
Título: Estratégia de marketing da instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial : Senac Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2021
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na empresa Senac Santa Cruz do Sul, com o objetivo principal de identificar fatores que precisam ser aprimorados ou desenvolvidos nos serviços prestados pela empresa, além de descrever o composto de marketing para posicionar-se no mercado e também verificar as ações de marketing adotadas pela empresa que motivam o consumo pelo seu público-alvo. O estudo levou em consideração a opinião de clientes quanto as ações de marketing adotadas pela empresa, bem como uma breve avaliação dos serviços prestados. Apoiada na visão das lideranças foi possível descrever a forma como a empresa se posiciona no mercado através de seu composto de marketing e a política de preços baseada no valor agregado dos serviços prestados. Ao longo da realização do estudo foram coletadas informações de livros e artigos de autores da área estudada, em assuntos relacionados ao composto de marketing, marketing de valor, marketing de relacionamento, atração e retenção de clientes, satisfação e fidelização e planejamento de marketing. O trabalho desenvolvido contou com uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, com objetivo exploratório e elaborado em forma de estudo de caso. Os dados dos clientes foram coletados através de um questionário aplicado por meio do Google Formulários e a entrevista com as lideranças realizada na forma de entrevista em profundidade com roteiro pré-definido de questões abertas. Ao final da pesquisa concluiu-se que os objetivos foram atendidos e por consequência tem-se a elaboração de um quadro de sugestões de melhorias para contribuir com os métodos de comunicação utilizados pela empresa e também na melhoria de processos que proporcionem diferenciação e vantagem competitiva da empresa no mercado.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: SENAC - Marketing
Marketing
Planejamento estratégico
Marketing de relacionamento
Clientes - Fidelização
Educação - Marketing
Orientador(es): Antinarelli, Alexandre
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrício Andrades Gonçalves.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons