Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScherer, Nadine-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleBusiness intelligence como ferramenta para automatizar rotinas e agilizar o processo decisório : um estudo de caso na empresa Universal Leaf Tabacos LTDA.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLaufer, Jaime-
dc.degree.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherInteligência competitivapt_BR
dc.subject.otherAutomaçãopt_BR
dc.subject.otherSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherProcesso decisóriopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3260-
dc.date.accessioned2022-01-12T19:22:45Z-
dc.date.available2022-01-12T19:22:45Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDiante dos constantes avanços da tecnologia, da popularização da internet e da globalização, novos desafios surgem às empresas quanto à gestão de seus processos e da informação. As organizações sentem cada vez mais a necessidade de metodologias que prezem pela agilidade e eficiência para a melhoria de seus processos e para o acompanhamento dessas mudanças mercadológicas. É notório que a era da informação na qual a população vive atualmente transformou as relações de trabalho, inclusive como as pessoas interagem umas com as outras. Indústrias como genética, robótica e informática ganham mais relevância nesse contexto. Isso traz modificações sociais, culturais, comportamentais e de consumo a diferentes mercados e setores de um negócio. A sociedade contemporânea está diversificada, complexa, dinâmica e exigente. Alinhar os objetivos do mercado e os objetivos organizacionais requer processos de mudança para permanecerem ativas e em funcionamento. Dentro do contexto interno de uma companhia, verifica-se um grande volume de dados sendo gerados todos os dias. Gestores de empresas de todos os portes e de todos os ramos de atividade necessitam transformar esses dados em informação útil e confiável para tomar decisões assertivas e rápidas. Para isso, utilizar a tecnologia é requisito fundamental. O crescente volume de informações e a dinâmica com que elas circulam na empresa exige que seu gerenciamento seja apoiado por meios tecnológicos. Não é à toa que a criação de novas tecnologias de informação é impulsionada pela necessidade de transformação de dados em valor para a empresa. Portanto, a tecnologia é capaz de apoiar as atividades profissionais dos gestores, de auxiliar na compreensão do contexto atual do negócio por parte deles, bem como, planejar ações e tomar decisões, transformando informações em ações gerenciais. Frente ao exposto, é notório que os conceitos de gestão, informação e tecnologia são indissociáveis nas companhias modernas. Os seus ambientes se tornaram fortemente dependentes da inovação tecnológica e de ferramentas de processamento de informação, e claro, de ambientes de colaboração abertos a mudanças, para elevar seus níveis de produtividade, eficiência e competitividade.pt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadine Scherer.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons