Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/328
Autor(es): | Frantz, Valmor Luiz |
Título: | A escola formal e a escola não-formal no processo do desenvolvimento rural. |
Data do documento: | 2006 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre o papel da educação, praticada em instituições formais e não formais, voltadas ao desenvolvimento do meio rural. Tendo como cenário o município de Santa Cruz do Sul, localizado na região central do Rio Grande do Sul, foram pesquisadas duas instituições formais, uma estadual e uma municipal, e outra não-formal. Inicialmente traz-se um levantamento bibliográfico a respeito da educação no desenvolvimento brasileiro, o tratamento dado à educação, especificamente à rural, na legislação brasileira e as particularidades do meio rural de Santa Cruz do Sul. Através da análise dos seus projetos político-pedagógicos e da pesquisa de campo com pais, alunos e professores, se faz uma leitura do atual papel destas instituições para o desenvolvimento rural do município de Santa Cruz do Sul. O estudo revelou que, apesar da importância atribuída à educação para o desenvolvimento rural, as instituições, principalmente as formais, não conseguem deixar claro à comunidade através dos seus projetos e da sua prática pedagógica, qual é a dimensão política que permeia a sua função no meio rural. A partir desta situação, foram apontadas algumas sugestões que poderão ser úteis para amenizar este distanciamento entre a dimensão política e a dimensão pedagógica da ação destas instituições e contribuir de forma mais expressiva para o desenvolvimento rural. |
Resumo em outro idioma: | This research is about the education role, practiced in formal and non formal institutions, directed to the rural environment development. Having the scenery the city of Santa Cruz do Sul, located in the central region of Rio Grande do Sul, two formal, one Staten and one municipal, and another non formal institutions were researched. Initially a bibliographic survey brought the relation to education in the Brazilian development, the treatment given to education, especially to rural, in Brazilian legislation and the particularities of the rural environment of Santa Cruz do Sul. Through the analyses of their politics-pedagogic projects and the research field with parents, students and teachers, a current reading is made of such institutions to the rural development of the city of Santa Cruz do Sul. The study revealed that, the institutions, mainly the formal ones, could not clarify to the community through their projects and their pedagogic practice, what the politics dimension is that permeates their role in the rural environment. Hereafter, some suggestions were pointed that can be useful to soften this distance between the politics and the pedagogic dimensions of the action of such institutions and contribute more expressively to a rural development. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação rural Desenvolvimento rural Educação não formal Escolas rurais - Santa Cruz do Sul (RS) |
Orientador(es): | Etges, Virgínia Elisabeta |
Coorientador(es): | Karnopp, Erica |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValmorFrantz.pdf | 5.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons