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dc.contributor.authorVicari, Diego-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA pandemia do Covid-19 e a integração entre comércio físico e eletrônico nos pequenos varejos de Santa Cruz do Sul.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorBegnis, Heron Sérgio Moreira-
dc.degree.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractThe expansion of e-commerce or s-commerce during the coronavirus pandemic was a response that many micro and small companies had to use to continue operating in an environment of great economic uncertainty, lockdowns and social distance promoted to contain contamination. The objective of this research was to understand how the pandemic affected micro and small retail companies in Santa Cruz do Sul, what were the difficulties faced and what were the opportunities found, in order to understand the strategic relationships between e-commerce platforms and physical commerce. The theoretical basis was structured from the theory of contingency and reactive strategies resulting from changing business environments. The methodology used was the study of multiple cases, defined as typical cases, as they are more suitable for the investigation and understanding of social, individual, political and organizational phenomena. The content analysis of the interviews used the thematic analysis method with a deductive approach. The response given by micro and small companies was to adapt to the business environment and implement reactive strategies to continue operating. Among the reactive strategies adopted by companies in Santa Cruz do Sul is the adoption of e-commerce and the use of social networks to enable the continued marketing of their products and ensure that the company continued to earn, even in periods when they could not open the doors of physical commerce.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPandemiaspt_BR
dc.subject.otherInfecções por Coronaviruspt_BR
dc.subject.otherComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherDistância socialpt_BR
dc.subject.otherComércio varejista - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.subject.otherLojas de varejo - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3285-
dc.date.accessioned2022-01-19T13:18:18Z-
dc.date.available2022-01-19T13:18:18Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA expansão do e-commerce ou s-commerce durante a pandemia de coronavírus foi uma resposta que muitas micro e pequenas empresas tiveram que utilizar para continuarem a operar em um ambiente de grandes incertezas econômicas, de lockdowns e de distanciamento social promovidos para conter contaminações. O objetivo desta pesquisa foi entender como a pandemia afetou as micro e pequenas empresas de varejo em Santa Cruz do Sul, quais foram as dificuldades enfrentadas e quais foram as oportunidades encontradas, com vistas a compreender as relações estratégicas entre as plataformas de e-commerce e o comércio físico. A base teórica foi estruturada a partir da teoria da contingência e das estratégias reativas resultantes da mudança dos ambientes de negócios. A metodologia utilizada foi o estudo de múltiplos casos, sendo definidos como casos típicos, pois são mais adequados para a investigação e para a compreensão dos fenômenos sociais, individuais, políticos e organizacionais. A análise do conteúdo das entrevistas utilizou o método de análise temática com abordagem dedutiva. A resposta dada pelas micro e pequenas empresas foi uma adaptação ao ambiente de negócios e a implementação de estratégias reativas para continuarem a operar. Dentre as estratégias reativas adotadas pelas empresas de Santa Cruz do Sul está a adoção do e-commerce e a utilização de redes sociais para possibilitar a continuação da comercialização de seus produtos e poder garantir que a empresa continuasse a faturar, mesmo em períodos onde não poderiam abrir as portas do comércio físico.pt_BR
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