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dc.contributor.authorFrantz, Valmor Luiz-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA escola formal e a escola não-formal no processo do desenvolvimento rural.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorEtges, Virgínia Elisabeta-
dc.contributor.advisorcoKarnopp, Erica-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThis research is about the education role, practiced in formal and non formal institutions, directed to the rural environment development. Having the scenery the city of Santa Cruz do Sul, located in the central region of Rio Grande do Sul, two formal, one Staten and one municipal, and another non formal institutions were researched. Initially a bibliographic survey brought the relation to education in the Brazilian development, the treatment given to education, especially to rural, in Brazilian legislation and the particularities of the rural environment of Santa Cruz do Sul. Through the analyses of their politics-pedagogic projects and the research field with parents, students and teachers, a current reading is made of such institutions to the rural development of the city of Santa Cruz do Sul. The study revealed that, the institutions, mainly the formal ones, could not clarify to the community through their projects and their pedagogic practice, what the politics dimension is that permeates their role in the rural environment. Hereafter, some suggestions were pointed that can be useful to soften this distance between the politics and the pedagogic dimensions of the action of such institutions and contribute more expressively to a rural development.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.otherEducação não formalpt_BR
dc.subject.otherEscolas rurais - Santa Cruz do Sul (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/328-
dc.date.accessioned2015-08-03T21:16:56Z-
dc.date.available2015-08-03T21:16:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre o papel da educação, praticada em instituições formais e não formais, voltadas ao desenvolvimento do meio rural. Tendo como cenário o município de Santa Cruz do Sul, localizado na região central do Rio Grande do Sul, foram pesquisadas duas instituições formais, uma estadual e uma municipal, e outra não-formal. Inicialmente traz-se um levantamento bibliográfico a respeito da educação no desenvolvimento brasileiro, o tratamento dado à educação, especificamente à rural, na legislação brasileira e as particularidades do meio rural de Santa Cruz do Sul. Através da análise dos seus projetos político-pedagógicos e da pesquisa de campo com pais, alunos e professores, se faz uma leitura do atual papel destas instituições para o desenvolvimento rural do município de Santa Cruz do Sul. O estudo revelou que, apesar da importância atribuída à educação para o desenvolvimento rural, as instituições, principalmente as formais, não conseguem deixar claro à comunidade através dos seus projetos e da sua prática pedagógica, qual é a dimensão política que permeia a sua função no meio rural. A partir desta situação, foram apontadas algumas sugestões que poderão ser úteis para amenizar este distanciamento entre a dimensão política e a dimensão pedagógica da ação destas instituições e contribuir de forma mais expressiva para o desenvolvimento rural.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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