Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3316
Autor(es): Carlotto, Thiago Haas
Título: O passado como promessa : a narrativa nostálgica midiatizada na eleição presidencial de 2018.
Data do documento: 2021
Resumo: Esta dissertação procura refletir a emergência de narrativas nostálgicas nas eleições presidenciais do Brasil de 2018. Para tal, faz um estudo de caso exploratório dos enunciados publicados nas páginas no Facebook dos candidatos que foram ao segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Para tanto, parte-se do conceito de nostalgia como uma emoção de fuga do presente (BOYM, 2017), baseada na saudade de tempos imaginariamente mais seguros e menos turbulentos que geram uma sensação agridoce (NIEMEYER, 2014), cujas formas de expressão ? restauradora e reflexiva ? ensejam determinadas condições discursivas. O referencial teórico discute, no princípio, as condições para o surgimento de manifestações dessa ordem no contemporâneo. Em seguida, discorre sobre a evolução dos fenômenos midiáticos (VERÓN, 2013), sua incidência sobre a percepção de tempo e a ambiência sócio-técnico-discursiva que midiatização, como processo interacional de referência (BRAGA, 2007) constitui em sua interação tecnologicamente mediada. Pelo método dialético ascendente e descendente de aproximação ao objeto empírico, conforme conceituado por Marre (1992), observa-se o movimento discursivo na cadeia de semiose (VERÓN, 2013) em busca de explicitar narrativamente as formas de nostalgia provocadas pelos presidenciáveis. Com base nos enunciados analisados na rede social Facebook, de forma qualitativa, descobre-se que o advento da nostalgia diz respeito a uma nova forma de perceber o tempo de mundo. Esta se constitui pela crescente disponibilidade de signos midiatizados e novas compreensões sociais do tempo e do espaço, decorrentes da aceleração da temporalidade histórica na mídia, cuja discursividade é progressivamente condicionada pela lógica do conflito midiático, baseado em uma busca retroativa tribal, que, portanto, encerra a promessa de bem aventurança futura.
Resumo em outro idioma: This dissertation seeks to reflect the emergence of nostalgic narratives in the 2018 presidential elections in Brazil. To this end, it makes an exploratory case study of the statements published on the Facebook pages of the candidates who went to the second round, Jair Bolsonaro (PSL) and Fernando Haddad (PT). To do so, it starts from the concept of nostalgia as an emotion of escape from the present (BOYM, 2017), based on the nostalgia of imaginary safer and less turbulent times that generate a bittersweet sensation (NIEMEYER, 2014), whose forms of expression — restorative and reflexive — give rise to certain discursive conditions. The theoretical framework discusses, at first, the conditions for the emergence of manifestations of this order in the contemporary world. It then discusses the evolution of media phenomena (VERÓN, 2013), its impact on the perception of time and the socio-technical-discursive environment that mediatization, as an interactional process of reference (BRAGA, 2007) constitutes in its technologically mediated interaction. Through the ascending and descending dialectical method of approaching the empirical object, as conceptualized by Marre (1992), the discursive movement in the semiosis chain (VERÓN, 2013) is observed in an attempt to narratively explain the forms of nostalgia provoked by the presidential candidates. Based on the statements analyzed in the social network Facebook, in a qualitative way, it is discovered that the advent of nostalgia concerns a new way of perceiving the time of the world. This is constituted by the growing availability of mediatized signs and new social understandings of time and space, resulting from the acceleration of historical temporality in the media, whose discursivity is progressively conditioned by the logic of media conflict, based on a tribal retroactive search, which, therefore, it contains the promise of future bliss.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Mídia digital
Narrativa digital
Redes sociais online
Facebook (Rede social online)
Políticos
Eleições
Comunicação na política
Presidentes - Brasil - Eleições
Comunicação de massa - Influência
Orientador(es): Piccinin, Fabiana
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Haas Carlotto.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons