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dc.contributor.authorDhein, Gisele-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma cartografia-criança-migrante. Uma entrada : trabalho; uma condição: vulnerabilidade; uma acolhida: escola.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to understand what could come up with the encounter between children and migrations. The creation of a conceptual character, a child-bird, produced from public domain materials analysis; interviews with three Venezuelan migrants and two Argentines; daily observations in places where migrants are present; within other cultural artifacts whose central theme is migration, who helped with the territories construction analysis. For these purposes, the cartography produced was taken as an intermediary, especially the one from Gilles Deleuze and Félix Guattari. The constructed map started point is the migrant child invisibility. In the search for its visibility, the work - mainly the father’s / man - was configured as a gateway into the Brazilian landscape. In this entry, the routes traveled by the family were pointing to vulnerability as a migrant condition, and to school as a shelter for the child and family. A migrant-child that makes possible the emergence of a migrant child, and the borders problematizations that the migratory process produces. As an effect, a child that teaches us other ways of relating to borders.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherImigrantespt_BR
dc.subject.otherFilhos de imigrantespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCartografiapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3321-
dc.date.accessioned2022-03-08T16:47:12Z-
dc.date.available2022-03-08T16:47:12Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender o que é possível no encontro entre crianças e migrações. A criação de um personagem conceitual, menino-pássaro, produzido a partir da análise de materiais de domínio público; entrevistas com três migrantes venezuelanas e dois argentinos(as); observações cotidianas em lugares onde migrantes estão presentes; dentre outros artefatos culturais cuja temática da migração seja foco, auxiliou na construção dos territórios da análise. Para tanto, a cartografia produzida tomou como intercessores especialmente Gilles Deleuze e Félix Guattari. O ponto de partida do mapa construído é a invisibilidade da criança migrante. Na busca por sua visibilidade, o trabalho - principalmente do pai/homem - se configurou como porta de entrada na paisagem brasileira. Nessa entrada, os trajetos percorridos pela família foram apontando para uma vulnerabilidade enquanto condição migrante e a escola como lugar de acolhimento da criança e da família. Uma infância-migrante em devir possibilitou a emergência de uma criança migrante, e a problematização das fronteiras que o processo migratório produz. Como efeito, uma criança que nos ensina outros modos de nos relacionar com as fronteiras.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE 22933419.7.0000.5343, parecer 3.666.998, data 29/10/19pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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