Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3324
Autor(es): Silva, Fabiana Campos
Título: Como as políticas públicas de acessibilidade estão inseridas no ambiente escolar no município de Chapadinha-MA : um olhar através dos projetos pedagógicos das escolas.
Data do documento: 2021
Resumo: A acessibilidade é definida como a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, de espaço, de mobiliário, de equipamento urbano e de elementos. Partindo dessa definição da ABNT, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a existência e a aplicação de políticas públicas de acessibilidade nos Projetos Pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Chapadinha, no Maranhão. A proposta metodológica utilizada foi a análise documental, tendo em vista a análise dos projetos pedagógicos de quatro escolas do município. As escolas escolhidas foram: Unidade Integrada José Augusto Costa, Unidade Integrada Lucas Tranquedo, Unidade Integrada João Carneiro e Pré-escola Universo da Criança. O trabalho está organizado com capítulos teórico metodológicos que apresentam os conceitos de acessibilidade, políticas públicas, inclusão e exclusão. Posteriormente, segue com o resultado e discussão da pesquisa, onde há a descrição do contexto histórico de cada escola e a análise de seus respectivos projetos pedagógicos. De modo amplo, é possível argumentar que o município de Chapadinha - MA, através da secretaria de educação, não desenvolve por completo projetos sociais que considerem a inclusão de todos, para que os alunos se sintam motivados e contemplados nas atividades, independentemente de suas deficiências.
Resumo em outro idioma: Accessibility is defined as the condition of reach, perception and understanding for the safe and autonomous use of buildings, space, furniture, urban equipment and elements. Based on this definition by ABNT, the objective of this research was to analyze the existence and application of public accessibility policies in the Pedagogical Projects of public schools in Chapadinha, Maranhão. The methodological proposal used was the document analysis, in view of the analysis of the pedagogical projects of four schools in the city. The schools chosen were: José Augusto Costa Integrated Unit, Lucas Tranquedo Integrated Unit, João Carneiro Integrated Unit and Universo da Criança Kindergarten. The work is organized with theoretical-methodological chapters that present the concepts of accessibility, public policies, inclusion and exclusion. Afterwards, it follows with the result and discussion of the research, where there is a description of the historical context of each school and the analysis of their respective pedagogical projects. Broadly, it is possible to argue that the city of Chapadinha - MA, through the Department of Education, does not fully develop social projects that consider the inclusion of everybody, so that students feel motivated and contemplated in the activities, regardless of their deficiencies.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação e estado - Chapadinha (MA)
Política pública
Inclusão em educação
Ambiente escolar
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
Orientador(es): Souza, Camilo Darsie de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Campos Silva .pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons