Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3325
Autor(es): Falcão, Estela Máris da Silva
Título: Linguagem falada como produto da construção complexa de processos cognitivos/subjetivos em crianças com transtorno do espectro autista.
Data do documento: 2021
Protocolo CEP: 45461921.2.0000.5343
Resumo: Esta dissertação focaliza a investigação na construção de conhecimento e de subjetividade de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, segundo a perspectiva da complexidade, estudando possíveis desencadeadores da linguagem falada, relacionados à não linguagem, à não ativação dos neurônios espelho e suas implicações na constituição cognitivo-subjetiva dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Partiu-se do pressuposto de que para a perspectiva complexa o sujeito consegue reconfigurar-se nas esferas de seu ser, na construção da autoaprendizagem como resposta às perturbações advindas da interação com o seu contexto e manuseio de materiais concretos. Nesse sentido, as teorias da complexidade e da neurociência com destaque para as obras de Maturana e Varela (1995), Ramachandram (2014), Antunes (2000), Relvas (2012), Consenza e Guerra (2011), Mora (2014), Pellanda (2009) e Izquierdo (1989, 2011), deram o suporte teórico para a realização da pesquisa e desta dissertação. Para melhor entendimento da temática investigada se fez necessário realizar uma pesquisa criteriosa conceituando o TEA, sendo que para tanto tomei um viés interacionista pautado no pensamento de Vygotsky, entremeado por perturbações desencadeadoras da estimulação motora, concentração e linguagem, formando um elo entre o visual e o concreto, método utilizado na visão Montessoriana. Trata-se de uma pesquisa segundo uma abordagem qualitativa e descritiva. A escolha metodológica recaiu na pesquisa qualitativa, por esta dar conta de aspectos sutis do comportamento humano. Toma o caráter descritivo no momento em que através da observação de suas características possibilita descrever a realidade do sujeito. As ações de pesquisa forjaram-se a partir da aplicação do método cartográfico envolvendo duas crianças que compartilham da mesma patologia (TEA) e outras comorbidades, que aos 11 anos de idade ainda não adquiriram a habilidade da fala. Com base em fotos e no acompanhamento dos sujeitos foram feitos registros a partir de marcadores de mudanças constituintes da processualidade da linguagem falada, apoiados na concepção de autopoiesis. Os resultados da pesquisa possibilitaram perceber marcadores emergentes na construção da cognição/subjetivação dos sujeitos no processo de aquisição da linguagem. Assim, complexidade, neurociências, neuroplasticidade, TEA, família e ludicidade foram operadores que se destacaram, possibilitando as reflexões em torno da temática proposta nesta dissertação.
Resumo em outro idioma: Esta disertación centra la investigación en la construción de conocimiento y de sujetividad de sujectos con Transtorno del Espectro Autista- TEA, según la perspectiva de la complejidad, estudiando posibles desencadenantes del lenguaje hablado, relacionados con el no lenguaje, la no activación de las neuronas espejo y sus inplicaciones en la construción cognitivo-subjetiva de los sujetos involuncrados en la pesquisa. Se asumió que, para la perspectiva compleja, el sujeto puede reconfigurarse en las esferas de su ser, en la construcción del autoaprendizaje como respuesta a las perturbaciones derivadas de la interacción con su contexto y el manejo de materiales concretos. En este sentido, las teorías de la complejidad y la neurociencia con énfasis en los trabajos de Maturana y Varela (1995), Ramachandram (2014), Antunes (2000), Relvas (2012), Consenza y Guerra (2011), Mora (2014), Pellanda (2009) e Izquierdo (1989, 2011) dieron el soporte teórico para la realización de la pesquisa y de esta disertación. Para una mejor comprensión del tema investigado, fue necesario realizar una cuidadosa investigación conceptualizando el TEA, y para eso tomé una mirada interaccionista basada en el pensamiento de Vygotsky, intercalado con perturbaciones que desencadenan la estimulación motora, la concentración y el lenguaje, formando un vínculo entre lo visual y lo concreto, un método utilizado en la visión Montessoriana. Se trata de una investigación de acuerdo con un enfoque cualitativo y descriptivo. La elección metodológica recayó en la investigación cualitativa, ya que se ocupa de aspectos sutiles del comportamiento humano. Toma un carácter descriptivo en el momento en que, a través de la observación de sus características, permite describir la realidad del sujeto. Las acciones de investigación se fraguaron a partir de la aplicación del método cartográfico involucrando a dos niños que comparten la misma patología (TEA) y otras comorbilidades, que a los 11 años aún no han adquirido la capacidad de hablar. Con base en fotografías, los sujetos fueron monitoreados utilizando marcadores de cambios que constituyen el proceso del lenguaje hablado, apoyados en el concepto de autopoiesis. Los resultados de la investigación permitieron percibir marcadores emergentes en la construcción de la cognición / subjetivación de los sujetos en el proceso de adquisición del lenguaje. Así, la complejidad, las neurociencias, la neuroplasticidad, el TEA, la familia y la ludicidad fueron operadores que se destacaron, permitiendo reflexiones sobre el tema propuesto en esta disertación.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Linguagem e línguas
Crianças autistas
Neurociência cognitiva
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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