Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3332
Autor(es): Silva, Grazieli Brito da
Título: Docência alternada na casa familiar rural de Chapadinha - Maranhão : um tempo-escola! um tempo-comunidade!
Data do documento: 2021
Resumo: A presente dissertação intitulada "Docência alternada na Casa Familiar Rural de Chapadinha - Maranhão: Um tempo-escola! Um tempo-comunidade!" tem como objetivos: conhecer como se constitui a docência a docência na Casa Familiar Rural de Chapadinha-MA e compreender como as práticas de formação em alternância constituem uma docência na Casa Familiar Rural de Chapadinha-MA. A pesquisa foi realizada com a participação de duas professoras dessa Casa Familiar Rural. O estudo utilizou os seguintes aportes teóricos: Arroyo, Caldart e Molina (2011), Freire (1983, 1996, 2003, 2005, 2008), Tardif (1999), Gimonet (200), Bazarra, Casanova e Ugarte, (2006), Campos (2010), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (2008, 2012), entre outros. Nas questões metodológicas, empregou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas narrativas, fotografias e elaboração de mapas. Os resultados evidenciam como as práticas de formação em alternância constituíram uma docência marcada e situada pelo tempo-escola e tempo-comunidade na Casa Rural Familiar de Chapadinha - MA.
Resumo em outro idioma: The present dissertation entitled “Alternate Teaching in the Rural Family House of Chapadinha - Maranhão: A school-time! A time-community!" aims to: to know how teaching is constituted in the Rural Family House of Chapadinha-MA and to understand how the training practices in alternation constitute a teaching in the Rural Family House of Chapadinha-MA. The research was carried out with the participation of two teachers from this Rural Family House. The study used the following theoretical contributions: Arroyo, Caldart and Molina (2011), Freire (1983, 1996, 2003, 2005, 2008), Tardif (1999), Gimonet (200), Bazarra, Casanova and Ugarte, (2006), Campos (2010), Brazilian Institute of Geography and Statistics (2010), Municipal Education Secretariat of Chapadinha (2008, 2012), among others. In methodological issues, bibliographic, documental and field research was used. The data collection instruments were: narrative interviews, photographs and preparation of maps. The results show how alternating training practices constituted a teaching marked and situated by school-time and community-time in the Rural Family House of Chapadinha - MA.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores
Professores - Formação - Chapadinha (MA)
Propriedade rural - Chapadinha (MA)
Educação
Escolas rurais
Orientador(es): Oliveira, Cláudio José de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grazieli Brito da Silva.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons