Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3333
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dc.contributor.authorSouza, Nayolanda Coutinho Lobo Amorim de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA escola da escolha : um estudo de caso sobre relação público-privada no ensino médio de tempo integral no estado do Maranhão.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Éder da Silva-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation results of a research about the public-private relation, signed between Maranhão State and the Education Co-responsabilited Institute (ICE) and their effects, that this union it happens about High school after the model called Choice School. The study has like the main objective to analyze and to understand the fundamentals and practice of the model Choice School with the public-private signed between ICE and Maranhão State for the High school. Like specific objectives: a) identifying to describe and to analyze the principles that does the model Choice School and the relations with the Scholar Neoliberalism; b) to understand like the model Choice School was received, marked and re-marked by a public institution of High school in the Maranhão State; c) To reflect about the consequences of the model Choice School about the citizenship. As way method the research was like an study of quality, using as main instruments three interviews structured with teachers of one the fifty-five Centers of Integral Educations (CEIs) of Maranhão State and analyze of light formal copybooks of the model Choice School made by ICE but too consultations to documents and news made Maranhão State Govern and by ICE. The data analyses was based in the process of Analyse Textual Discursive proposed by Moraes (2003) and, too, based in some dimensions of analyse of Politics Circle proposed by Stephen Ball and Richard Bowe. The research identified like fundamentals of Choice School the Merchantion of schoolar educacion and the enterprise of High school, the merchantilization instrumental of the human formation, the constitution of a person enterpriser and the human capital, the use of gestion gerencial based in the production and the management participative and aspects of flexure. In consideration the essence of the model School Choice an because their teachers are exposited to him, there are signals that shows for a model that limits the exercise of the democratic gestion and the citizenship. In contradiction, when you consider the appropriating of the model by the teachers it is possible to see, in some instants, the model does not get answering the exercises or to answer the questions that appears in the school, having possibilities of (re)interpretation directing to the democratic gestion and to the citizenship.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherNeoliberalismopt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherEnsino médio - Maranhãopt_BR
dc.subject.otherEducação integral - Maranhãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3333-
dc.date.accessioned2022-03-25T15:49:08Z-
dc.date.available2022-03-25T15:49:08Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de pesquisa sobre a relação público-privada firmada entre o estado do Maranhão e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e os efeitos que tal parceria gera no âmbito do Ensino Médio após a chegada do modelo Escola da Escolha. Este estudo possui como principal objetivo analisar e compreender os fundamentos e a prática do modelo Escola da Escolha na relação público-privada estabelecida entre o ICE e o Estado do Maranhão para o Ensino Médio. Como objetivos específicos: a) identificar, descrever e analisar os fundamentos que sustentam e/ou constituem o modelo Escola da Escolha e suas relações com o Neoliberalismo Escolar; b) entender como o modelo Escola da Escolha foi recebido, assimilado e (re)interpretado em uma instituição pública de Ensino Médio no estado do Maranhão; e c) refletir sobre as implicações do modelo Escola da Escolha para a cidadania. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu como um estudo qualitativo, utilizando como principais instrumentos três entrevistas semiestruturadas com professores de um dos cinquenta e cinco Centros de Educação Integral (CEIs) do estado do Maranhão e análise dos oito cadernos formativos do modelo Escola da Escolha produzidos pelo ICE, além de consultas a documentos e notícias elaborados pelo Governo do estado do Maranhão e pelo ICE. A análise de dados foi baseada no processo de Análise Textual Discursiva proposta por Moraes (2003) e, também, inspirando-se em algumas dimensões de análise vinculadas ao Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. A pesquisa identificou como fundamentos do Escola da Escolha a mercantilização da educação escolar e o empresariamento do ensino médio, a racionalidade instrumental da formação humana, a constituição de um sujeito empreendedor e o capital humano, a utilização de uma gestão gerencial baseada na performatividade e no gerencialismo participativo e aspectos de inovação e de modernização como faces da flexibilização. Considerando a essência do modelo Escola da Escolha e como os professores são expostos a ele, encontram-se indícios que apontam para um modelo que limita o exercício da gestão democrática e da cidadania. No entanto, contraditoriamente, quando se considera a apropriação do modelo pelos professores, também é possível perceber que, em alguns momentos, o modelo não consegue determinar esse exercício nem mesmo responder a todas as questões que aparecem no cotidiano da escola, no qual também coexistem possibilidades de (re)interpretação direcionadas à gestão democrática e à cidadania.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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