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dc.contributor.authorDüren, Ricardo Luis-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO caso Kliemann e a midiatização do imaginário.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPiccinin, Fabiana-
dc.contributor.advisorcoFelippi, Ângela Cristina Trevisan-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractIn this research we investigate what happens to a very particular class of senses, called the imaginary, when materialized in media devices. For this, we start with a proposal for a dialogue between the theory of the imaginary and the epistemology of mediatization. With regard to the study of the imaginary, we adhere to inferences to the Silva (2017), which suggests the hypothesis that the imaginary consists of a surplus of meaning, a charge of other meanings – of the order of fascination, commotion, shock, revolt, etc. – generated by the cognitive apparatus of individuals when they are faced with incidents (even the most trivial) that simply occur, initially meaningless, in the concreteness of the world. In the epistemology of mediatization, we seek knowledge about the processes that affect meaning, reconfiguring it, when materialized in media devices, such as printed or digital text, and audio or video recordings. To investigate how these processes affect the imagination over time, we adopted as a research corpus a set of media narratives about real events of great repercussion, which occurred in the 1960s in Rio Grande do Sul, which became known as the Kliemann Case and which involve two tragic deaths: the mysterious murder of Margit Kliemann, in 1962, and the murder of her husband, state deputy Euclydes Nicolau Kliemann, shot by a political antagonist in 1963 in the studios of a radio station – with the radio station live. After developing a methodology that enabled the identification of meanings of the imaginary in mediatized statements, we made comparisons between the imaginaries that emerge from media narratives from two distinct historical periods: the first, contemporary with the Kliemann Case, and the second, located in the first decade of the century 21. In this research, this comparison is made through the analysis of news about the Kliemann Case published by newspapers at the time of the facts, comparing them with the book-report Kliemann Case - The story of a tragedy, published in 2010 by journalist Celito De Grandi, who wrote the book based on reinterpretations of news published in the historical period of the aforementioned events. Through this comparison, we found that even the imaginary – although the result of cognitive processes common to most individuals – is at the mercy of meaning reconfigurations due to the phenomena inherent to mediatization that are established over time, within the scope of circulation, still which, at certain times, acquires a certain degree of stability.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherImagináriopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherHomicídio - Rio Grande do Sul - Históriapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3346-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:29:04Z-
dc.date.available2022-04-13T14:29:04Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos o que ocorre a uma classe muito particular de sentidos, chamada de imaginário, quando materializada em dispositivos de mídia. Para tanto, partimos de uma proposta de imbricação entre a teoria do imaginário e a epistemologia da midiatização. No que toca ao estudo do imaginário, nos filiamos às inferências de Silva (2017), o qual sugere a hipótese de que o imaginário consiste em um excedente de significação, uma carga de sentidos outros - da ordem do deslumbramento, comoção, choque, revolta, etc. -, gerada pelo aparelho cognitivo dos indivíduos quando se deparam com incidentes (mesmo, os mais triviais) que simplesmente ocorrem, inicialmente destituídos de sentido, na concretude do mundo. Já na epistemologia da midiatização buscamos insumos acerca dos processos que incidem sobre o sentido, reconfigurando-o, depois de materializado em dispositivos de mídia, tais como o texto impresso ou digital, e as gravações em áudio ou vídeo. Para investigar como esses processos incidem sobre o imaginário no transcurso do tempo, adotamos como corpus de pesquisa um conjunto de narrativas midiáticas acerca de eventos reais de grande repercussão, ocorridos nos anos 1960 no Rio Grande do Sul, que ficaram conhecidos como Caso Kliemann e que envolvem duas mortes trágicas: o misterioso assassinato de Margit Kliemann, em 1962, e o assassinato de seu marido, o deputado estadual Euclydes Nicolau Kliemann, baleado por um antagonista político em 1963 nos estúdios de uma rádio - com a emissora ao vivo. Uma vez tendo elaborado uma metodologia que viabilizasse a identificação de sentidos do imaginário em enunciados midiatizados, formulamos comparações entre os imaginários que emergem de narrativas midiáticas de dois períodos históricos distintos: o primeiro, contemporâneo ao Caso Kliemann, e o segundo, situado na primeira década do século 21. Nesta pesquisa, tal comparação se dá por meio da análise de notícias sobre o Caso Kliemann publicadas por jornais na época dos fatos, no tensionamento com a análise do livro reportagem Caso Kliemann - A história de uma tragédia, publicado em 2010 pelo jornalista Celito De Grandi, o qual escreveu a obra com base, também, em releituras das notícias veiculadas no período histórico dos eventos citados. Por meio dessa comparação, constatamos que mesmo o imaginário - embora fruto de processos cognitivos comuns à maioria dos indivíduos - fica à mercê de reconfigurações de sentido por força dos fenômenos inerentes à midiatização que se estabelecem no transcurso do tempo, no âmbito da circulação, ainda que, em determinados momentos, adquira certo grau de estabilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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