Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa-Tatsch, Matheus da | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Celebração das vozes latinas : possibilidades pedagógicas envolvendo a leitura de fragmentos de Eduardo Galeano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.degree.local | 2022 | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Rosane Maria | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the possible pedagogical approaches of reading, based on the work of Eduardo Galeano, with Brazilian students learning Spanish. For this purpose, we selected books from the second part of the Uruguayan author's oeuvre, characterized by the genre called "fragment" and divided the work into three stages. Initially, we analyzed how this author's literature relates to important concepts of post-colonial theory, using theorists such as Aníbal Quijano and Walter Mignolo. Next, we approach Gabrielle Lafin's reading of Galeano's fragments in the context of Brazilian classrooms, and we consider the concepts of subject-reader, discussed by Gerard Langlade and Annie Rouxel, and of literary workshops, according to the studies of Gustavo Bombini. Through this analysis, we seek, finally, to create a planning of literary workshops focusing on the work of Eduardo Galeano, trying to bring the Brazilian reader closer to the vision of Latin America present in the author's texts. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Galeano, Eduardo H., 1940-2015 | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Pós-colonialismo na literatura - América Latina | pt_BR |
dc.subject.other | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3373 | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T14:02:02Z | - |
dc.date.available | 2022-05-27T14:02:02Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de leitura, a partir da obra de Eduardo Galeano, com estudantes brasileiros aprendizes de espanhol. Para isso, selecionamos livros da segunda parte da obra do autor uruguaio, caracterizada pelo gênero "fragmento" e dividimos o trabalho em três etapas. Inicialmente, analisamos como a literatura desse autor se relaciona com conceitos importantes da teoria pós-colonial, recorrendo a teóricos como Aníbal Quijano e Walter Mignolo. A seguir, abordamos a leitura que Gabrielle Lafin faz dos fragmentos de Galeano no contexto das salas de aula brasileiras, e consideramos os conceitos de sujeito leitor, discutido por Gerard Langlade e Annie Rouxel, e de oficinas literárias, de acordo com os estudos de Gustavo Bombini. Através desta análise, buscamos, por fim, criar um planejamento de oficinas literárias com foco na obra de Eduardo Galeano, tratando de aproximar o leitor brasileiro da visão de América Latina presente nos textos do autor uruguaio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus da Costa-Tatsch.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons