Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3377
Autor(es): Santos, André Michel dos, Org.
Pereira, Larissa Ramalho,Org.
Dentz, Marta von, Org.
Título: Serviço social na educação : experiências do trabalho profissional e problematização em curso.
Data do documento: 2022
Editora: Edunisc
Edição: 1. ed.
Resumo: Para construirmos conhecimento acerca das relações que se estabelecem entre Serviço Social e Educação, em perspectiva crítica, precisamos reconhecer a multiplicidade de agentes que favorecem a composição de problematizações acerca dessa temática. Nesse sentido, é com satisfação que apresentamos a obra “SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO PROFISSIONAL E PROBLE MATIZAÇÕES EM CURSO”, fruto de empenho coletivo do conjunto de atores que fazem parte da Especialização Serviço Social na Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Especialização que nasceu da inquietação e da busca por contribuir na formação de profissionais Assistentes Sociais implicados nessa temática. Em 2019, enquanto concluíamos as pesquisas de doutorado [André Michel dos Santos e Marta von Dentz] que problematizavam esse objeto, faziam parte de nossas conversar informais pensar num projeto de especialização diferenciado e de qualidade. A lei nº 13.935/2019 estava tramitando, sendo sancionada no final desse mesmo ano, aglutinando um processo histórico denso e longo da presença dos Assistentes Sociais na Educação. O projeto de especialização foi sendo gestado e a primeira turma iniciou os estudos em 2020. No início de 2022, a especialização conta com 27 (vinte e sete) profissionais formados especialistas em Serviço Social na Educação espalhados pelo Brasil e outros profissionais que estão realizando esta trajetória de estudos. Eles atuam em secretarias municipais de educação de diferentes estados do Brasil (Caxias do Sul/RS, Capão da Canoa/RS, São Borja/RS, Macaé/RJ, Araras/SP); em secretarias estaduais de educação (SEDUC Amazonas); em redes de educação, como por exemplo, rede Marista, rede Guanelliana, rede Scalifra; em APAEs; em Institutos Federais, dentre outros. A especialização, portanto, atinge sua objetividade de contribuir com profissionais da área inseridos em diferentes campos de trabalho da política de educação. Importa destacar que, pensada e refletida intensamente, a formação de especialistas na área marca um tempo perverso onde o mercado da educação oferta, mesmo em nível de especialização, cursos precarizados e pulverizados, que efetiva mente contribuem muito pouco para os profissionais que carecem de subsídios para a atuação profissional nessa área. Esta publicação, portanto, constitui um excelente contributo para o Serviço Social e para a Educação uma vez que é ancorada na experiência teórico-prática, na expertise de docentes qualificados, na metodologia de ensino-aprendizagem lato sensu específica de uma Universidade Comunitária. Os artigos deste e-book, em sua maioria foram produzidos pelos/as estudantes da especialização Serviço Social na Educação e apresentados como requisito para aprovação na disciplina “Cultivando o viés investigativo e científico do serviço social: seminário temático e elaboração científica”. Ainda contamos com a colaboração de textos de demais colegas que possuem implicação direta no trabalho profissional e na pesquisa acerca do Serviço Social na Educação. Outrossim, esta publicação é permeada da vida concreta, da realidade educacional e social, é envolta em experiências investigativas e interventivas de profissionais que se comprometem com a garantia cotidiana do direito à educação. Aborda desde os desafios da pandemia da Covid-19 na educação, o trabalho multidisciplinar nas secretarias de educação, a história desta inserção profissional em diferentes territórios, os saberes e competências profissionais até as problematizações sobre a racionalidade neoliberal.
Nota: Inclui bibliografia.
ISBN: 978-65-88564-22-6
Tipo de obra: Livro Eletrônico
Assunto: Serviço social escolar
Assistentes sociais
Assistência social
Aparece nas coleções:Livros Eletrônicos

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