Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3380
Autor(es): Silva, Fabiana Soares da
Título: Consciência morfológica e suas contribuições para a leitura e a compreensão de textos em língua adicional.
Data do documento: 2021
Protocolo CEP: Nº do Parecer: 3.355.767 Data: 29/05/2019
Resumo: Todos os indivíduos são capazes de aprender línguas e, mais ainda, de perceber que essas possuem uma organização interna, conhecimento que pode emergir em diferentes momentos da vida, como, por exemplo, quando se está aprendendo uma nova língua (SCHWIDT, 2014). Pode-se dizer que todo ser humano é dotado da capacidade de refletir criticamente sobre um código linguístico, tomando o, inclusive, como objeto de análise (ALVES, 2009). Tendo em vista que utilizar uma língua "envolve um sofisticado processamento cognitivo" (FINGER, 2015, p. 48), o qual abrange diversos processos cognitivos, tais como os sistemas de memória, a atenção, a emoção, a consciência etc., nesta pesquisa, trataremos especificamente sobre a consciência morfológica, entendida como a capacidade de "refletir sobre as menores unidades de sentido de uma língua e utilizá-las intencionalmente na estruturação e reconhecimento das palavras" (MOTA, 2014, p. 201). Estudos em diferentes línguas alfabéticas apontam que a consciência morfológica pode estar associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras durante a leitura, já que pode facilitar a leitura de palavras morfologicamente complexas (CARLISLE, 1995; COLÉ et al., 2003; DUARTE, 2010; LORANDI, 2011; GUIMARÃES et al., 2014; D?ALESSIO; JAICHENCO, 2016; SOARES, 2016), podendo tornar mais rápida e fácil a leitura desses vocábulos. Levando em consideração que a presente pesquisa é realizada em uma região de fronteira seca (LIMA; DA SILVA, 2015), cuja localidade é constituída pelas cidades gêmeas Santana do Livramento/BR e Rivera/UY, onde é possível transitar livremente, fazendo uso de ambas as línguas (portuguesa e espanhola), busca-se verificar se a mobilização de conhecimentos morfológicos pode melhorar a leitura e a compreensão textual de estudantes e professores de Português como Língua Adicional (PLA). Para tanto, foram realizados dois estudos, sendo o Estudo 1 composto por 60 estudantes uruguaios (jovens e adultos) de uma instituição federal brasileira e o Estudo 2, constituído por 30 professores que ensinam a língua portuguesa em escolas uruguaias. Parte-se da hipótese de que o desenvolvimento da consciência morfológica pode auxiliar tanto na aprendizagem da língua-alvo, como também no ensino de PLA, uma vez que possibilita compreender de modo consciente as regras e o funcionamento dessa língua. Os resultados apontam a existência de uma relação de reciprocidade entre a consciência morfológica e a compreensão textual em língua adicional, visto que a compreensão leitora depende da compreensão das palavras, ao passo que a compreensão de determinadas palavras pode ser facilitada a partir do desenvolvimento da consciência morfológica.
Resumo em outro idioma: All individuals are able to learn languages and, even more, to realize that they have an internal organization. This knowledge can emerge at different times in life, such as when learning a new language (SCHWIDT, 2014). It can be assumed that every human being is endowed with the ability to critically reflect on a linguistic code, or even taking it as an object of analysis (ALVES, 2009). Considering that using a language “comprises a sophisticated cognitive processing” (FINGER, 2015, p. 48, our translation), which covers several cognitive processes, such as memory systems, attention, emotion, consciousness, etc., this research will focus specifically on morphological awareness, understanding it as the ability to “reflect on the smallest units of meaning in a language and intentionally use them for structuring and recognition of words” (MOTA, 2014, p. 201, our translation). Studies in different alphabetic languages suggest that morphological awareness can be associated with successful recognition and understanding of words during reading, as it can facilitate the process reading morphologically complex words (CARLISLE, 1995; COLÉ et al., 2003; DUARTE, 2010; LORANDI, 2011; GUIMARÃES et al., 2014; D'ALESSIO; JAICHENCO, 2016; SOARES, 2016), making it faster and easier. Assuming that this research was conducted in a border region (LIMA; DA SILVA, 2015) constituted by the twin cities of Santana do Livramento/BR and Rivera/UY, where everyone is allowed to cross it freely as well as make use of both languages (Portuguese and Spanish), the aim is to verify if the mobilization of morphological knowledge could improve reading and text comprehension among students and teachers of Portuguese as an Additional Language (PAL). Therefore, the research comprises two studies, being Study 1 composed of 60 Uruguayan students (youth and adults) from a Brazilian federal institution and Study 2, consisting of 30 Portuguese language teachers who teach in Uruguayan schools. The first hypothesis is that the development of morphological awareness can improve both processes of target language learning and PAL teaching, since it promotes awareness towards the language rules and functioning. The results suggest a reciprocal relationship between morphological awareness and text comprehension in additional language, since reading comprehension depends on the comprehension of words, while the comprehension of certain words can be facilitated by the development of morphological awareness.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Aquisição da segunda língua
Compreensão na leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua espanhola - Espanhol comercial
Língua portuguesa - Morfologia
Língua espanhola - Morfologia
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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