Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3385
Autor(es): Krampe, Márcia Estela Daltoé da S.
Título: Empresas globais e suas estratégias de territorialização : o caso Royal Agrifirm Group no Brasil.
Data do documento: 2022
Resumo: Esta tese tem como tema o estudo de empresas transnacionais e suas estratégias de territorialização, tendo como referência o estudo de caso da cooperativa holandesa Royal Agrifirm Group, uma empresa global no segmento de nutrição animal. Foram analisadas as suas estratégias de territorialização no Brasil por meio do processo de incorporação da empresa Nutrifarma, empresa brasileira do mesmo segmento, bem como a repercussão dessa operação no território de Teutônia/RS. Buscou-se, portanto, analisar como as estratégias de territorialização das empresas globais, visando maior competitividade e oportunidades de expansão em novos mercados, repercutem no território em que se instalam. Para compreender tais contextos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com informantes qualificados; dados coletados de fontes secundárias; bem como bibliográficas e documentais. A estratégia metodológica utilizada baseou-se na racionalidade do espaço, expressa nos fixos e nos fluxos que moldam os territórios no contexto da economia globalizada, que orientam a ação de grandes empresas transnacionais, à luz da obra de Milton Santos. A sistematização e interpretação dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo, com a utilização do software MAXQDA (2022). Os resultados obtidos mostraram que a empresa tem uma cultura forte, com normas bem definidas e que aplica suas estratégias desenvolvendo seus processos em um espaço de fluxos contínuos e verticalizados. Suas estratégias de territorialização contemplam um planejamento específico e ordenado, pautado no planejamento e no controle de metas e resultados a serem cumpridos, como forma de viabilizar os investimentos realizados no território.
Resumo em outro idioma: This thesis has as its theme the study of transnational companies and their territorialization strategies, having as a reference the case study of the Dutch cooperative Royal Agrifirm Group, a global company in the animal nutrition segment. These were its territorialization strategies in Brazil through the process of incorporating Nutrifarma, a Brazilian company in the same segment, as well as the repercussion of this operation in the territory of Teutônia/RS. It was sought, therefore, how the territorialization strategies of global companies, the greater offer and the opportunities for expansion in new markets, have repercussions on the territory in which they are installed. To understand, semi-structured interviews were carried out, with such informant’s contexts, contexts; data from secondary sources; as well as bibliographic and documentary. The methodological strategy used was based on the rationality of space, expressed in the fixed and flows that shape the territories in the context of the globalized economy, which guide the action of large transnational companies, in the light of the work of Milton Santos. The systematization and interpretation of qualitative data was performed through content analysis, using the MAXQDA software (2022). The strong operating results that the company has applications of its culture, continuous services and norms, and that its reach well flow of its media in a continuous and verticalized flow. Its territorialization plans contemplate specific and orderly planning, not planned in the planning and control of goals and results achieved, as a way of making investments made in the territory viable.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Royal Agrifirm Group
Empresas multinacionais
Globalização
Empresas - Fusão e incorporação
Orientador(es): Etges, Virgínia Elisabeta
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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