Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3417
Autor(es): Machado, Eliana Cacia de Melo
Título: O trabalho de supervisão de estágio curricular em enfermagem segundo enfermeiros assistenciais de hospitais públicos do Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2022
Resumo: O estudo teve como objetivo principal analisar o trabalho de supervisão de estágio curricular em enfermagem segundo enfermeiros assistenciais de hospitais públicos do estado do Rio Grande do Sul. A motivação para sua realização encontra-se na trajetória acadêmica, pessoal e profissional da autora ao longo de 20 anos de experiência com o trabalho, os saberes, os conhecimentos e as possibilidades e dificuldades que constituem o estágio supervisionado em enfermagem, especialmente no âmbito hospitalar. Em termos teóricos, buscamos apoio numa visão crítica, especialmente quanto às bases para a compreensão sobre o trabalho, a profissionalização e o ensino em enfermagem. A pesquisa caracteriza-se como qualiquantitativa, tendo sido utilizados, para a coleta de informações, questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados de forma online. Participaram do estudo quarenta e oito enfermeiros que orientam o estágio curricular supervisionado em vinte e oito hospitais públicos de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A tese defendida é que o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros assistenciais como supervisores de estágio apresenta características de precarização e exploração, uma vez que se trata de uma obrigatoriedade recoberta pelo verniz da concepção de atividade intrínseca ao trabalho de enfermagem nos hospitais públicos. Os resultados confirmam que o trabalho de supervisão de estágio é complexo, não remunerado e invisibilizado entre as múltiplas atividades e responsabilidades que os enfermeiros têm no cotidiano. Evidenciam também a ausência de formação pedagógica para que esses profissionais realizem a supervisão de estágio curricular, a grande maioria deles aprendendo essa atividade na própria experiência profissional. Por fim, a pesquisa revela que a supervisão de estágio, no contexto da pandemia covid-19, acabou por representar um aumento da já acentuada sobrecarga de trabalho nos hospitais, exacerbando os efeitos negativos originários das precariedades estruturais dos hospitais públicos.
Resumo em outro idioma: The main objectives of this study are to describe, analyze the educational practices developed by care nurses in the function of supervising nursing internships in public hospitals in the state of Rio Grande do Sul. The motivation for carrying out this study is related to the author's academic, personal and professional experience, knowledge, possibilities and difficulties, over the last 20 years, that constitute the supervised internship in nursing, especially in the hospital setting. In theoretical terms, we sought support in a critical view, both regarding the basis for understanding the work in nursing and the discussion of educational practices in health. The research is characterized as quali-quantitative and two online instruments were used to collect information. The study included forty-eight preceptor/tutor nurses who monitor supervised curricular internship students, covering twenty-eight public hospitals in different regions of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The thesis argues that the work developed by clinical nurses as internship supervisors presents characteristics of precariousness and exploitation, since it is an obligation covered by the varnish in the conception of activity intrinsic to nursing work in public hospitals. The results confirm that the work of internship supervision is complex, unpaid, and invisible among the multiple activities and responsibilities that nurses have in their daily lives. They also show the lack of pedagogical training for these professionals to carry out the supervision of curricular internship, many of them learning this activity in their own professional experience. Finally, the research reveals that internship supervision, in the context of the covid-19 pandemic, ended up representing an increase in the already accentuated workload in hospitals, exacerbating the negative effects originating from the structural precariousness of public hospitals.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de doutorado
Assunto: Educação em enfermagem
Enfermagem - Estudo e ensino (Estágio)
Hospitais públicos
Enfermeiros
Supervisores
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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