Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBertó, Suzana de Fátima Fardin-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA complexificação do leitor/escritor surdo : implicações cognitivo-ontológicas.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize Maria Campos-
dc.contributor.advisorcoThoma, Adriana da Silva-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of a research carried out with deaf students, users of Signal Language as the first language. Understanding how a deaf individual becomes a reader/writer of a second language (L 2), of the audio oral sort, considering the emotions present in the school and life experiences, that contribute or not for the sense construction through the complex passage from the Signal Language (L1), of the visual spatial sort to the Portuguese language was the subject that I have chosen to research. This research is qualitative and has been performed through observations and interviews from the bibliographic review about the chosen subject. The students are from the fifth to eighth grades of Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, a public school in the City of Santa Cruz do Sul - RS. Throughout this study I have applied the Biology of Cognition to the researches on Deaf Education From the phenomenon of the knowledge in the autopoiese theory, I try to understand, according to Maturana‟s view, the culture of the deaf, recognizing the individual as a culturally produced being that becomes human in the language, through the individual/environment structural connection and the interactions that are resultant from consensual coordination of actions. Besides Maturana‟s theory, I display a brief study on the education of the deaf and the educational methods to recognize how this education has been structured and which have been its implications concerning to deaf individuals‟ school and life experiences. I have analyzed the narratives of research subjects based on the Biology of Cognition theoretical referential, on the recurring patterns existing in them, as follows: the suffering, autopoiese, the complexification and the structural coupling where one can behold aspects as struggle for life and life affirmation.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação de pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.otherLinguagem brasileira dos sinaispt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/343-
dc.date.accessioned2015-08-03T23:00:52Z-
dc.date.available2015-08-03T23:00:52Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em pesquisa realizada com alunos surdos, usuários da Língua de Sinais como primeira língua. Compreender como o sujeito surdo se constitui leitor/escritor de uma segunda língua (L2), de modalidade oral-auditiva, considerando as emoções presentes nas experiências escolares e de vida, que contribuem ou não, na construção de sentido na complexa passagem da Língua de Sinais (L1), de modalidade viso-espacial para a Língua Portuguesa, foi o tema escolhido. A pesquisa é qualitativa e foi realizada através de observações e entrevistas analisadas a partir da revisão bibliográfica sobre o tema escolhido. Os alunos são de quinta a oitava séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, escola pública de ensino da cidade de Santa Cruz do Sul-RS. Com este trabalho Busco aproximar a Biologia da Cognição com os estudos em Educação de Surdos. A partir do fenômeno do conhecer na teoria da autopoiese, procuro entender na visão de Maturana a cultura surda, reconhecendo o sujeito como culturalmente produzido que se constitui humano na linguagem, no acoplamento estrutural sujeito/meio e nas interações recorrentes de coordenações consensuais de coordenações consensuais de ações. Além da teoria de Maturana, apresento um breve histórico sobre a Educação de Surdos e os métodos educacionais para entender como se estruturou essa educação e quais foram as suas implicações nas experiências de vida e escolares dos sujeitos surdos. Analiso as narrativas dos sujeitos da pesquisa a partir do referencial teórico da Biologia da Cognição, nos padrões recorrentes presente nas mesmas, como: o sofrimento, a autopoiese, a complexificação e o acoplamento estrutural onde se constatam marcadores como o espírito de luta e a afirmação da vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzanaFardin.pdf758.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons