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dc.contributor.authorMora, Sandra Verónica Barzallo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNós, as recém-chegadas... : mulheres migrantes venezuelanas e aprendizagens sobre migração em um espaço não-escolar.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze what are the educational experiences that a group of Venezuelan migrant women, in Southern Brazil, and how they constitute into a non-school space, in order to understand what is that enables their resistance processes. The methodology used was cartography, according to Deleuze and Guattari's proposal, where the researcher, as well as the people investigated, were immersed in the research experience. From this, the following analysis markers were constructed: the migrant condition, what it means to be a migrant woman, and the support networks construction among migrant women into a non-school educational space, using, as theoretical operators, gender, and intersectionality as concepts. Hence, it is proposed to reflect of migrations as female migrations, not because only women migrate, but because the situations related to migration are also related to women vulnerability in the migratory journey, as well as to the processes of resistance composed by them.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherImigrantespt_BR
dc.subject.otherMulherespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCartografiapt_BR
dc.subject.otherDireitos humanospt_BR
dc.subject.otherMigraçãopt_BR
dc.subject.otherImigrantes - Venezuelapt_BR
dc.subject.otherPolítica públicapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3442-
dc.date.accessioned2022-09-13T15:43:36Z-
dc.date.available2022-09-13T15:43:36Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem com objetivo analisar quais são as experiencias educativas que um grupo de mulheres migrantes venezuelanas, no sul do Brasil, constituem em um espaço não-escolar, que possibilitam seus processos de resistência. A metodologia utilizada foi a cartografia, conforme proposta de Deleuze e Guattari, onde a pesquisadora, como as pessoas pesquisadas estiveram imersas na experiência da pesquisa. A partir disso, foram construídos os seguintes marcadores de análise: a condição migrante, o que é ser mulher migrante e a construção das redes de apoio entre as mulheres migrantes como espaços educativos não-escolares, utilizando, como operadores teóricos os conceitos de gênero e interseccionalidade. Assim, propõe-se pensar nas migrações como migrações femininas, não porque apenas as mulheres migram, mas sim porque as situações relacionadas com a migração estão também relacionadas com as vulnerabilidades das mulheres no percurso migratório, bem como aos processos de resistência constituídos por elas.pt_BR
dc.description.protocolo5.004.439 28-9-2021pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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