Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3443
Autor(es): Rosa, Rita de Cássia Quadros da
Título: Corpos LGBT na escola e na prisão : aparecimento, educação e potências.
Data do documento: 2022
Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender o que acontece com os espaços hegemonicamente ocupados por pessoas cisgênero e heterossexuais, quando corpos LGBT aparecem. Foi desenvolvida na linha de pesquisa ?Educação, Cultura e Produção de Sujeitos?, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Utilizando como ferramenta metodológica a cartografia deleuziana, os campos de pesquisa foram, a escola, na forma de escrevivências, a partir de suas memórias da pesquisadora como professora lésbica na Educação Básica; e a prisão, mais especificamente a ala LGBT da Cadeia Pública que Porto Alegre, conhecida como Presídio Central, local onde foram realizados encontros entre pesquisadora e as internas da ala (mulheres trans, travestis, homens gays, bissexuais e heterossexuais que se relacionam com as internas). Problematizar a presença de corpos LGBT na escola e na prisão, espaços que ora apresentam radical diferença, ora surpreendem com profundas semelhanças, mostrou que mesmo na dureza dos regramentos que os caracterizam, a presença de corpos LGBT é capaz de produzir transformações. Portanto, sustenta-se a tese de que aparecimento de corpos LGBT provoca rupturas na cis-heteronormatividade, desencadeando processos de reconfiguração dos espaços que ocupam. Aparecimento é aqui entendido como aquele de que trata Judith Butler e se refere ao ato de se fazer visível como corpo outro, em espaços que privilegiam os corpos hegemônicos, mais especificamente, os corpos cis-heterossexuais. As discussões desenvolvidas se sustentam no campo dos estudos de gênero e sexualidade, nas perspectivas teóricas pós-estruturalista, nos estudos sobre masculinidades, nos feminismos lésbico, negro, descolonial e transfeminismo, bem como na literatura.
Resumo em outro idioma: This aims to understand what happens to spaces hegemonically occupied by cisgender and heterosexual people, when LGBT bodies appear. It was developed in the line of research “Education, Culture and Production of Subjects”, of the Postgraduate Program in Education at the University of Santa Cruz do Sul - UNISC. Using Deleuzian cartography as a methodological tool, the research fields were, the school, in the form of the “escrevivência”, from her memories as a lesbian teacher in Basic Education; and the prison, more specifically the LGBT wing of the Cadeia Pública de Porto Alegre, known as Presídio Central, where meetings were held between the researcher and the inmates of the LGBT wing (trans women, travestis, gay, bisexual and heterosexual mens who relationships to the inmates). Problematize the presence of LGBT in schools and prisons, spaces that present radical differences, sometimes surprise with profound similarities, which demonstrate that in the same rigidity of the rules, the presence of LGBT bodies is capable of producing transformations. Therefore, the thesis is supported that the appearance of LGBT bodies causes ruptures in ci-heteronormativity, triggering processes of reconfiguration of the spaces they occupy. Appearance is understood here as what Judith Butler is about, it refers to the act of becoming visible as another body, in spaces that privilege hegemonic bodies, more specifically, cis-heterosexual bodies. Discussions are supported in the field of gender and sexuality studies, poststructuralist theoretical perspectives, masculinities, black feminism, lesbian feminism, decolonial feminism and transfeminism, in addition to literature.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Minorias sexuais e de gênero
Escolas
Prisão
Violência contra homossexuais
Homofobia
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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