Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3444
Autor(es): Schuh, Laísa Xavier
Título: Práticas educativas para a promoção de uma cultura de segurança do paciente em um Hospital de Ensino : um estudo de caso.
Data do documento: 2022
Protocolo CEP: Número do Parecer: 4.389.865. Data:10 novembro de 2020
Resumo: A presente tese aborda a temática das práticas educativas desenvolvidas em uma instituição hospitalar de ensino para a promoção da Cultura de Segurança do Paciente, tema que é considerado um dos seis atributos da qualidade do cuidado. A cultura de uma instituição é entendida como o resultado de valores e de crenças que norteiam as decisões dos gestores e os caminhos a serem percorridos em todos os níveis da estrutura organizacional. O objetivo geral do estudo é descrever e analisar as práticas educativas para a promoção da Cultura de Segurança do Paciente desenvolvidas em uma instituição hospitalar de ensino e compreender como estas se articulam ao trabalho de cuidado, segundo profissionais de enfermagem dessa mesma instituição. A pesquisa é do tipo estudo de caso com enfoque qualitativo, tendo sido realizada em um Hospital de Ensino do Vale do Rio Pardo, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Os participantes do estudo foram enfermeiras assistenciais e gerenciais e técnicas(os) de enfermagem. As técnicas utilizadas para a produção de informações foram o grupo focal (GF), e a entrevista semiestruturada individual, realizada via Google Meet no período de janeiro a maio. A análise de conteúdo foi fundamentada nas propostas operativas de Bardin (1977) e Triviños (1987). A pesquisa aconteceu durante a pandemia da COVID-19, sofrendo influências do cenário pândemico. Entre os principais resultados, o estudo revelou que as práticas educativas realizadas pelo hospital envolvem educação formal, não formal e informal, sendo a capacitação a principal ferramenta para a educação continuada dos seus trabalhadores. A instituição do estudo vem trabalhando para a promoção da Cultura de Segurança do Paciente por meio de grupos de trabalho, capacitações e práticas seguras envolvendo as seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, porém, percebe-se que os profissionais absorvem o que consideram importante para a sua atividade diária de trabalho a partir das suas crenças e valores, conforme o que acreditam e reconhecem como importante a partir das suas experiências. Todos os profissionais compreendem e consideram a importância das práticas educativas e de segurança do paciente para a promoção de uma Cultura de Segurança do Paciente, porém, o cuidado ao paciente acontece, em muitos momentos, de maneira mecanizada em razão da falta de tempo para a realização das atividades assistenciais. O estudo reafirma o fato de que as condições de trabalho influenciam a segurança do paciente e a qualidade dos serviços em saúde. Considera-se que os resultados da pesquisa são relevantes e contribuem para o avanço do conhecimento na temática das práticas educativas para a promoção da Cultura de Segurança do Paciente.
Resumo em outro idioma: This thesis addresses the issue of educational practices developed in a teaching hospital for the promotion of a Patient Safety Culture, a topic that is considered one of the six attributes of quality of care. The culture of an institution is understood as the result of values and beliefs that guide managers' decisions and the paths to be followed at all levels of the organizational structure. The general objective of the study is to describe and analyze the educational practices for the promotion of the Patient Safety Culture developed in a teaching hospital and to understand how these are linked to the care work, according to nursing professionals from the same institution. The research is a case study type with a qualitative approach, having been carried out in a Teaching Hospital in Vale do Rio Pardo, located in the interior of Rio Grande do Sul. Study participants were assistant and managerial nurses and nursing technicians. The techniques used for the production of information were the focus group (FG), and the individual semi-structured interview, carried out via Google Meet from January to May. The content analysis was based on the operative proposals of Bardin (1977) and Triviños (1987). The research took place during the COVID-19 pandemic, being influenced by the pandemic scenario. Among the main results, the study revealed that the educational practices carried out by the hospital involve formal, non-formal and informal education, with training being the main tool for the continuing education of its workers. The study institution has been working to promote the Patient Safety Culture through work groups, training and safe practices involving the six goals of the National Patient Safety Program, however, it is clear that professionals absorb what they consider important for their daily work activity based on their beliefs and values, according to what they believe and recognize as important based on their experiences. All professionals understand and consider the importance of educational practices and patient safety for the promotion of a Patient Safety Culture, however, patient care happens, in many moments, in a mechanized way due to the lack of time for the carrying out assistance activities. The study reaffirms the fact that working conditions influence patient safety and the quality of health services. It is considered that the research results are relevant and contribute to the advancement of knowledge on the subject of educational practices for the promotion of the Patient Safety Culture.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Educação em enfermagem
Segurança do paciente
Hospitais de ensino
Saúde - Educação
Educação - Saúde
Trabalho - Educação
Cultura
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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