Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLandim, Fernanda Cássia-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMaternidade racial na escola : o ecoar da dor na cor.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSaraiva, Eduardo Steindorf-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractThe work on racial maternity presents the challenge of bringing to light the feelings of mothers of black children who suffered from some situation of racism at school. To develop the intervention research, cartography was the method adopted. Semi-structured individual interviews and focus groups were carried out. Black and white mothers described the situations of racism experienced by their children, and the types of racism present in situations that occurred at school were analyzed; the positions of mothers in schools about the situation of racism; and possible strategies for the construction of effective anti-racist education practices for the school context. The technical product chosen for the work was the audiovisual production of a documentary with testimonies about maternal pain.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMaternidadept_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherEscolaspt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherSofrimentopt_BR
dc.subject.otherDorpt_BR
dc.subject.otherRacismo na educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3446-
dc.date.accessioned2022-10-06T17:22:15Z-
dc.date.available2022-10-06T17:22:15Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO trabalho sobre maternidade racial apresenta o desafio de trazer à luz os sentimentos de mães de filhos/as negros/as que sofreram alguma situação de racismo na escola. Para desenvolver a pesquisa-intervenção, a cartografia foi o método adotado. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e grupo focal. Mães negras e brancas descreveram as situações de racismo vivenciadas pelos/as filhos/as, sendo analisados os tipos de racismo presentes nas situações ocorridas na escola; os posicionamentos das mães nas escolas sobre a situação de racismo; e as possíveis estratégias para a construção de práticas de educação antirracistas efetivas para o contexto escolar. O produto técnico escolhido para o trabalho foi a produção audiovisual de um documentário com depoimentos sobre as dores maternas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Cássia Landim.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons