Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3457
Autor(es): Rosa, Camila Francisca da
Título: "Essa sou eu de verdade" : o tensionamento do discurso do empoderamento para a produção identitária e educabilidades outras.
Data do documento: 2022
Resumo: Na presente tese de doutorado, busca-se, a partir de uma abordagem na perspectiva foucaultiana, problematizar o empoderamento negro como um discurso do campo racial-identitário. Um discurso capaz de produzir tensionamentos que reverberam nas práticas performativas individuais e coletivas da negritude e da branquitude, efetivando, inclusive, novos processos de educabilidade. Procuro contribuir, mais particularmente, com outras possibilidades analíticas no campo racial que excedam o discurso da democracia racial e consigam identificar as fissuras que foram provocadas nas últimas décadas. Embora o empoderamento circule por diversos campos, é entendido nesta tese como um discurso e objeto de análise, de modo que exploro os deslocamentos teóricos e dimensiono a ambiguidade entre os enunciados de cunho individualista a serviço de um ethos neoliberal e a potência de embate que a performatividade empoderada pode causar à negritude e para a mobilização da branquitude. O estudo da emergência histórica do discurso do empoderamento negro e de suas implicações para os estudos raciais é instrumentalizado, especialmente, por dois conceitos inscritos na perspectiva foucaultiana: "discurso", do filósofo Michel Foucault, e "performatividade", de Judith Butler. Através da análise de produções midiáticas com protagonismo negro procuro abordar o tensionamento do discurso de empoderamento para as identidades, a produção de outra educação e as linhas tênues que separam os enunciados do discurso de empoderamento da captura à ordem neoliberal. A emergência do discurso do empoderamento negro não anula a existência concomitante da democracia racial, discursividade basilar na formação da sociedade brasileira. No entanto, configura-se, na dinâmica dos deslocamentos discursivos, como potente modo de alargar as normativas regulatórias de modos de existir, uma educação combativa e sujeitos que, coletivamente, sejam capazes de resistir. Conferindo destaque para suas relações tensionadoras, o estudo do discurso do empoderamento negro a partir da produção de práticas performativas teve por objetivo justamente colocar-se como estratégia analítica das identidades.
Resumo em outro idioma: This doctoral thesis aims to problematize, based on the Foucauldian approach, black empowerment as a discourse on the racial-identity field. A discourse capable of producing tensions that reverberate in the individual and collective performative practices of blackness and whiteness, even effecting new processes of educability. The main contribution of the thesis is particularly related to other analytical possibilities on racial issues, which are beyond the racial democracy discourse, as well as managing to identify the fissures that have been arouse in recent decades. Although the concept of empowerment is present in different study fields, in this thesis it is comprehended as a discourse and object of analysis. By exploring the theoretical displacements and dimension the ambiguity between the individualistic statements at the service of a neoliberal ethos and the power of conflict that the empowered performativity can cause to blackness and to the mobilization of whiteness. The study on the historical emergence of black empowerment discourse and its implications onto racial studies is founded, especially, in two concepts inscribed in the Foucauldian perspective: discourse, by the philosopher Michel Foucault, and performativity, by Judith Butler. Based on the analysis of a set of media productions with black protagonism selected research sources, the thesis addresses the tensioning of empowerment discourse for identities, the production of another education and the fine lines that separate empowerment discourse statements from capturing the neoliberal order. The emergence of black empowerment discourse does not cancel out the coexistence of racial democracy, a discursive foundation in the Brazilian society formation, which however, is constructed over the dynamics of discursive displacements as a powerful way of expanding the regulatory norms of ways of existing, a combative education and subjects that, collectively, are able to resist. Considering its tensioning relationships, studying the black empowerment discourse from the production of performative practices aims at an analytical strategy of identities.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Biopolítica
Educação
Poder (Psicologia)
Relações raciais
Racismo na educação
Negros - Educação
Subjetividade
Orientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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