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dc.contributor.authorSantos, Bruno Cristiano dos-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEspaço e educação : arquiteturas modernistas e brutalistas do Brasil e a produção de sujeitos.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Camilo Darsie de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation is the product approximation of the areas of Architecture and Education through the concepts of social spatiality, landscape and biopolitics, tensioning discourses of production subjects in the course of the 20th century through the modernist and brutalist movements in architecture arising from political transformations and resulting in bio/power relations. Through this research development bias, this production is based on the investigation of how space educates and effectively produces subjects through the movements of modernism and brutalism in Brazil, through the development of architecture that modifies the landscape, means of coexistence and perceptions. spaces in the area of geography. In this way, it is important initially to base the key concepts of spatiality, or social space, also called Geospace, so that it is possible to understand these transformations during the last century. In this way, create a methodological path developed in this production that begins with the foundation of the main concepts of social space and landscape brought by authors such as Milton Santos and stressing Michel Foucault's biopolitics into the functioning of cities, making possible an urban analysis in macro scale in examples such as the conception of the city of Brasília and its development in the context of the ideals of modernist architects such as Lucio Costa and Oscar Niemeyer in a certain frame time. Thus, a micro-scale verification of some of the key works of architecture in Brazil and their influences on collectivity and bio/disciplinary architecture becomes feasible, most commonly evidenced in works by Affonso Reidy, giving the first trace of brutalism as an unfolding of modernism in Brazil. The social space educates and produces subjects through the landscape, the design influence of architects inserted at a given moment through conceptual and design decisions, where the insertion of elements and the breaking of hierarchies, the modernism breaks with the slope of mediations arising from a Brazil Empire and becomes effective and produces a society of coexistence with a focus on public identity.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.subject.otherPaisagenspt_BR
dc.subject.otherBiopolíticapt_BR
dc.subject.otherEspaço (Arquitetura)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3458-
dc.date.accessioned2022-11-17T13:20:55Z-
dc.date.available2022-11-17T13:20:55Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é o produto da aproximação das áreas da Arquitetura e Educação através dos conceitos de espacialidade social, paisagem e biopolítica, tensionando discursos de produção de sujeitos no decorrer do século XX através dos movimentos modernistas e brutalistas na arquitetura oriundo de transformações políticas e resultando em relações de poder. Por este viés de desenvolvimento de pesquisa, esta produção fundamenta-se pela inquirição de como o espaço educa e efetivamente produz sujeitos por meio dos movimentos do modernismo e brutalismo no Brasil, através do desenvolvimento da arquitetura que modifica a paisagem, meios de convivência e percepções espaciais da área da geografia. Desta forma, é importante inicialmente embasar os conceitos chave de espacialidade, ou espaço social, também chamado Geoespaço, para que seja possível a compreensão destas transformações no decorrer do século passado. Desta forma, criasse um percurso metodológico desenvolvido nesta produção que inicia primeiramente com o embasamento dos principais conceitos de espaço social e paisagem trazidos por autores como Milton Santos e tensionando a biopolítica de Michel Foucault para dentro do funcionamento das cidades, tornando possível uma análise urbana em macro escala em exemplares como a concepção da cidade de Brasília e seu desenvolvimento pelo contexto dos ideais dos arquitetos modernistas como Lucio Costa e Oscar Niemeyer em um determinado recorte temporal. Assim torna-se viável um verificação em escala micro de algumas das obras chave da arquitetura no Brasil e suas influências a respeito da coletividade e arquitetura biodisciplinar, mais comumente evidenciadas em obras de Affonso Reidy dando aos primeiros traços do brutalismo como desdobramento do modernismo no Brasil. O espaço social educa e produz sujeitos por meio das paisagens através da influência projetual dos arquitetos inseridos em determinada época através das decisões conceituais e projetuais, da inserção de elementos, e da quebra de hierarquias onde o modernismo rompe com a vertente de mediações oriundas de um Brasil Império e passa a vigorar e produzir uma sociedade de convivências com foco na identidade pública.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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