Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3461
Autor(es): Rosa, Rodrigo Vargas da
Título: O uso do eletroencefalograma para análise da atenção no contexto de atividades de ensino e aprendizagem em meio digital e analógico.
Data do documento: 2022
Resumo: A constante revolução digital promove mudanças significativas na forma como o estu dante interage com o conteúdo. Ambientes virtuais de aprendizagem personalizados são utili zados cada vez mais na atualidade, pois configuram-se como ferramentas que potencializam o aprendizado. Pesquisadores apontam a relevância da aplicabilidade das neurociências no campo da educação, nesse sentido, a personalização desses espaços pode ser feita mediante conside ração das dimensões cognitivas do estudante. Para isso, é necessário realizar um mapeamento das atividades cerebrais, de modo que a interdependência entre aprendizado, tecnologia e orga nização mental do estudante possam ser compreendidos. Com base no exposto, o objetivo deste estudo consiste em analisar o uso de Eletroencefalografia (EEG) como dispositivo vestível para coleta de ondas cerebrais, a fim de avaliar a influência de atividades analógicas e digitais na função mental de atenção. Uma pesquisa de campo experimental com um grupo de três parti cipantes voluntários idosos foi realizada para aquisição de sinais cerebrais durante a execução de um protocolo de experiência composto por atividade de relaxamento com os olhos fechados, leitura de um texto, novo momento de relaxamento e resposta de um questionário com pergun tas relacionadas com o conteúdo do texto. O protocolo foi executado em duas etapas por cada indivíduo: i) formato digital, com o uso do computador e ii) formato analógico, com uso de papel e caneta. Os sinais coletados durante a execução das atividades foram processados, com a conversão dos sinais em componentes espectrais individuais com uso da Transformada Rápida de Fourier - Fast Fourier Transform (FFT) para obtenção de informações sobre o predomínio de frequências em cada atividade. Os dados de predomínio de frequência foram analisados com o teste estatístico de análise de variância Analysis Of Variance (ANOVA) seguido de pós-teste de Durbin-Conover. Como resultado foram identificadas diferenças nas frequências Delta, Beta 1, Beta 2 e Beta 3 que sugerem um recorte sobre como a atenção se apresenta nos ritmos cerebrais dos participantes da pesquisa avaliados durante a realização de atividades digitais e analógicas.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ambientes virtuais compartilhados
Tecnologia educacional
Neurociências
Mapeamento cerebral
Eletroencefalograma
Orientador(es): Tedesco, Leonel Pablo Carvalho
Coorientador(es): Frozza, Rejane
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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