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dc.contributor.authorRosa, Rodrigo Vargas da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO uso do eletroencefalograma para análise da atenção no contexto de atividades de ensino e aprendizagem em meio digital e analógico.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorTedesco, Leonel Pablo Carvalho-
dc.contributor.advisorcoFrozza, Rejane-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherMapeamento cerebralpt_BR
dc.subject.otherEletroencefalogramapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3461-
dc.date.accessioned2022-11-24T13:35:29Z-
dc.date.available2022-11-24T13:35:29Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA constante revolução digital promove mudanças significativas na forma como o estu dante interage com o conteúdo. Ambientes virtuais de aprendizagem personalizados são utili zados cada vez mais na atualidade, pois configuram-se como ferramentas que potencializam o aprendizado. Pesquisadores apontam a relevância da aplicabilidade das neurociências no campo da educação, nesse sentido, a personalização desses espaços pode ser feita mediante conside ração das dimensões cognitivas do estudante. Para isso, é necessário realizar um mapeamento das atividades cerebrais, de modo que a interdependência entre aprendizado, tecnologia e orga nização mental do estudante possam ser compreendidos. Com base no exposto, o objetivo deste estudo consiste em analisar o uso de Eletroencefalografia (EEG) como dispositivo vestível para coleta de ondas cerebrais, a fim de avaliar a influência de atividades analógicas e digitais na função mental de atenção. Uma pesquisa de campo experimental com um grupo de três parti cipantes voluntários idosos foi realizada para aquisição de sinais cerebrais durante a execução de um protocolo de experiência composto por atividade de relaxamento com os olhos fechados, leitura de um texto, novo momento de relaxamento e resposta de um questionário com pergun tas relacionadas com o conteúdo do texto. O protocolo foi executado em duas etapas por cada indivíduo: i) formato digital, com o uso do computador e ii) formato analógico, com uso de papel e caneta. Os sinais coletados durante a execução das atividades foram processados, com a conversão dos sinais em componentes espectrais individuais com uso da Transformada Rápida de Fourier - Fast Fourier Transform (FFT) para obtenção de informações sobre o predomínio de frequências em cada atividade. Os dados de predomínio de frequência foram analisados com o teste estatístico de análise de variância Analysis Of Variance (ANOVA) seguido de pós-teste de Durbin-Conover. Como resultado foram identificadas diferenças nas frequências Delta, Beta 1, Beta 2 e Beta 3 que sugerem um recorte sobre como a atenção se apresenta nos ritmos cerebrais dos participantes da pesquisa avaliados durante a realização de atividades digitais e analógicas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

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