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http://hdl.handle.net/11624/3461
Autor(es): | Rosa, Rodrigo Vargas da |
Título: | O uso do eletroencefalograma para análise da atenção no contexto de atividades de ensino e aprendizagem em meio digital e analógico. |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | A constante revolução digital promove mudanças significativas na forma como o estu dante interage com o conteúdo. Ambientes virtuais de aprendizagem personalizados são utili zados cada vez mais na atualidade, pois configuram-se como ferramentas que potencializam o aprendizado. Pesquisadores apontam a relevância da aplicabilidade das neurociências no campo da educação, nesse sentido, a personalização desses espaços pode ser feita mediante conside ração das dimensões cognitivas do estudante. Para isso, é necessário realizar um mapeamento das atividades cerebrais, de modo que a interdependência entre aprendizado, tecnologia e orga nização mental do estudante possam ser compreendidos. Com base no exposto, o objetivo deste estudo consiste em analisar o uso de Eletroencefalografia (EEG) como dispositivo vestível para coleta de ondas cerebrais, a fim de avaliar a influência de atividades analógicas e digitais na função mental de atenção. Uma pesquisa de campo experimental com um grupo de três parti cipantes voluntários idosos foi realizada para aquisição de sinais cerebrais durante a execução de um protocolo de experiência composto por atividade de relaxamento com os olhos fechados, leitura de um texto, novo momento de relaxamento e resposta de um questionário com pergun tas relacionadas com o conteúdo do texto. O protocolo foi executado em duas etapas por cada indivíduo: i) formato digital, com o uso do computador e ii) formato analógico, com uso de papel e caneta. Os sinais coletados durante a execução das atividades foram processados, com a conversão dos sinais em componentes espectrais individuais com uso da Transformada Rápida de Fourier - Fast Fourier Transform (FFT) para obtenção de informações sobre o predomínio de frequências em cada atividade. Os dados de predomínio de frequência foram analisados com o teste estatístico de análise de variância Analysis Of Variance (ANOVA) seguido de pós-teste de Durbin-Conover. Como resultado foram identificadas diferenças nas frequências Delta, Beta 1, Beta 2 e Beta 3 que sugerem um recorte sobre como a atenção se apresenta nos ritmos cerebrais dos participantes da pesquisa avaliados durante a realização de atividades digitais e analógicas. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Ambientes virtuais compartilhados Tecnologia educacional Neurociências Mapeamento cerebral Eletroencefalograma |
Orientador(es): | Tedesco, Leonel Pablo Carvalho |
Coorientador(es): | Frozza, Rejane |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado |
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