Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3462
Autor(es): Corrêa, Aline Mesquita
Título: Tendências descoloniais na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul.
Data do documento: 2022
Resumo: A pedagogia da alternância da/na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), a partir de suas articulações epistemológicas e de sua práxis pode ser compreendida como uma experiência, que na sua luta pela educação do campo, vai tramando caminhos orientados para a descolonialização, possibilitando-nos compreendê-la e analisá-la como sendo uma pedagogia descolonial. Essa é a tese sustentada na presente investigação que teve como categorias centrais tendências descoloniais e pedagogia da alternância. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo participante e que teve a sua metodologia desenvolvida durante o período de pandemia da COVID-19. A pesquisa contou com a participação de 11 pesquisandos e pesquisandas, que desempenham diferentes papéis político-sociais dentro da EFASC, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Além disso, esta investigação foi construída a partir da participação física e virtual em diferentes espaços e momentos de acordo com os instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância. O objetivo da pesquisa foi compreender e analisar como/quais são as tendências descoloniais presentes nas práxis e metodologias da/na pedagogia da alternância da EFASC e de que forma estas tendências contribuem para a trama de uma pedagogia descolonial. Para tanto, teoricamente nos vinculamos à pedagogia freiriana, aos estudos sobre pedagogia da alternância e educação do campo e aos estudos descoloniais do grupo modernidade colonialidade. Para a análise dos dados da pesquisa propusemos elementos da análise de conteúdo combinados a alguns passos do ?trabalho de tradução?. Como problematizações, a tese traz as tendências descoloniais situadas como movimentos históricos, epistemológicos e metodológicos que se localizam no campo das possibilidades do estar sendo e do vir a ser através de quatro dimensões: a) conhecimento da realidade; b) trabalho e seus produtos; c) saberes populares e ciência popular cotidiana; d) experiências disponíveis e possíveis. A partir da análise, compreendemos que a pedagogia da alternância produz um conjunto de desobediências epistêmicas que coexistem com as feridas coloniais da modernidade colonialidade, resistindo e subvertendo a lógica de exploração, dominação e opressão vinculadas às colonialidades do poder, do saber e do ser. Nesse contexto, as tendências descoloniais dessa pedagogia possibilitam o emergir e o tramar de uma racionalidade outra, para/com sujeitos outros que através da problematização e da criticidade perfazem o seu estar sendo no mundo e com o mundo rumo à descolonialização.
Resumo em outro idioma: The alternation pedagogy of/in the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), from its epistemological articulations and its praxis, can be understood as an experience that, in its struggle for rural education, plots paths oriented towards decolonialization, enabling us to understand and analyze it as a decolonial pedagogy. This is the thesis supported in the present investigation, which had as central categories decolonial tendencies and alternation pedagogy. This is a qualitative participant research whose methodology was developed during the COVID-19 pandemic period. The research had the participation of 11 researchers, who play different political and social roles within the EFASC, with whom semi-structured interviews were carried out. Furthermore, this investigation was built from the physical and virtual participation in different spaces and moments according to the pedagogical instruments of the alternation pedagogy. The objective of the research was to understand and analyze how/what are the decolonial tendencies present in the praxis and methodologies of/in the pedagogy of alternation at EFASC and how these tendencies contribute to the plot of a decolonial pedagogy. In order to do so, we theoretically link ourselves to Freirean pedagogy, to studies on the pedagogy of alternation and rural education and to decolonial studies of the modernity-coloniality group. For the analysis of the research data, we proposed elements of content analysis combined with some steps of the “translation work”. The problematizations, the thesis brings the decolonial tendencies situated as historical, epistemological and methodological movements that are located in the field of possibilities of being and becoming through four dimensions: a) knowledge of reality; b) work and its products; c) popular knowledge and everyday popular science; d) available and possible experiences. From the analysis, we understand that the pedagogy of alternation produces a set of epistemic disobedience that coexist with the colonial wounds of modernity-coloniality, resisting and subverting the logic of exploration, domination and oppression linked to the colonialities of power, knowledge and being. In this context, the decolonial tendencies of this pedagogy allow the emergence and the weaving of another rationality, for/with other subjects who, through problematization and criticality, make up their being in the world and with the world towards decolonialization.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul
Educação - Estudo e ensino
Educação rural
Educação
Ecologia agrícola
Educação popular
Diálogo
Pedagogia crítica
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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