Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3463
Autor(es): Corneli, Cristiane
Título: Saberes populares e de(s)colonialização do conhecimento : círculos dialógicos e cartas pedagógicas entre mulheres do campo.
Data do documento: 2022
Resumo: A presente dissertação intitulada Saberes Populares e De(s)colonialização do Conhecimento: Círculos Dialógicos e Cartas Pedagógicas entre Mulheres do Campo teve por objetivo analisar os saberes populares existentes no processo educativo e de trabalho das mulheres do campo, bem como de que forma podem de(s)colonializar o conhecimento científico. A pesquisa foi realizada com três mulheres, sendo duas jovens egressas da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e outra avó de uma das participantes. A metodologia de pesquisa teve inspiração na perspectiva freiriana. Para tanto, utilizamos Cartas Pedagógicas e Círculos Dialógicos como instrumentos de construção de dados e problematização. A análise foi realizada através da codificação e decodificação dos seguintes temas geradores: mulheres, trabalho e saberes populares. As vertentes epistêmicas que se tramam nessa pesquisa e que foram cruciais para me auxiliar na interpretação e análise das temáticas foram o materialismo histórico-dialético e epistemologia feminista. Com isso, foi possível compreender as tramas e contradições explicitadas pela pedagogia da alternância, existentes entre os saberes populares e os científicos materializados no trabalho (re)produtivo. As problematizações desvelam tanto a presença da colonialidade (moderna-capitalista-patriarcal) quanto a descolonialidade do conhecimento na relação dessas mulheres no cotidiano de suas vidas e na escola.
Resumo em outro idioma: The present dissertation entitled Popular Knowledge and De(s)colonialization of Knowledge: Dialogical Circles and Pedagogical Letters among rural women aimed to analyze the popular knowledge existing in the educational and work process of rural women, as well as how they can decolonialize scientific knowledge. The research was carried out with three women, two young women from the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) and another grandmother of one of the participants. The research methodology was inspired by the Freirean perspective. For that, we used Pedagogical Letters and Dialogical Circles as data construction and problematization instruments. The analysis was carried out through the codification and decoding of the following generating themes: women, work and popular knowledge. The epistemic strands that are woven in this research and that were crucial to help me in the interpretation and analysis of the themes were the historical-dialectical materialism and feminist epistemology. With this, it was possible to understand the plots and contradictions explained by the pedagogy of alternation, between popular and scientific knowledge materialized in (re)productive work. The problematizations reveal both the presence of coloniality (modern-capitalist-patriarchal) and the decoloniality of knowledge in the relationship of these women in their daily lives and at school.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação feminina
Mulheres do campo
Educação rural
Diálogos
Descolonização
Educação popular
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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