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dc.contributor.authorCorneli, Cristiane-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSaberes populares e de(s)colonialização do conhecimento : círculos dialógicos e cartas pedagógicas entre mulheres do campo.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoretti, Cheron Zanini-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation entitled Popular Knowledge and De(s)colonialization of Knowledge: Dialogical Circles and Pedagogical Letters among rural women aimed to analyze the popular knowledge existing in the educational and work process of rural women, as well as how they can decolonialize scientific knowledge. The research was carried out with three women, two young women from the Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) and another grandmother of one of the participants. The research methodology was inspired by the Freirean perspective. For that, we used Pedagogical Letters and Dialogical Circles as data construction and problematization instruments. The analysis was carried out through the codification and decoding of the following generating themes: women, work and popular knowledge. The epistemic strands that are woven in this research and that were crucial to help me in the interpretation and analysis of the themes were the historical-dialectical materialism and feminist epistemology. With this, it was possible to understand the plots and contradictions explained by the pedagogy of alternation, between popular and scientific knowledge materialized in (re)productive work. The problematizations reveal both the presence of coloniality (modern-capitalist-patriarchal) and the decoloniality of knowledge in the relationship of these women in their daily lives and at school.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação femininapt_BR
dc.subject.otherMulheres do campopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherDiálogospt_BR
dc.subject.otherDescolonizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3463-
dc.date.accessioned2022-11-25T17:10:54Z-
dc.date.available2022-11-25T17:10:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada Saberes Populares e De(s)colonialização do Conhecimento: Círculos Dialógicos e Cartas Pedagógicas entre Mulheres do Campo teve por objetivo analisar os saberes populares existentes no processo educativo e de trabalho das mulheres do campo, bem como de que forma podem de(s)colonializar o conhecimento científico. A pesquisa foi realizada com três mulheres, sendo duas jovens egressas da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e outra avó de uma das participantes. A metodologia de pesquisa teve inspiração na perspectiva freiriana. Para tanto, utilizamos Cartas Pedagógicas e Círculos Dialógicos como instrumentos de construção de dados e problematização. A análise foi realizada através da codificação e decodificação dos seguintes temas geradores: mulheres, trabalho e saberes populares. As vertentes epistêmicas que se tramam nessa pesquisa e que foram cruciais para me auxiliar na interpretação e análise das temáticas foram o materialismo histórico-dialético e epistemologia feminista. Com isso, foi possível compreender as tramas e contradições explicitadas pela pedagogia da alternância, existentes entre os saberes populares e os científicos materializados no trabalho (re)produtivo. As problematizações desvelam tanto a presença da colonialidade (moderna-capitalista-patriarcal) quanto a descolonialidade do conhecimento na relação dessas mulheres no cotidiano de suas vidas e na escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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