Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3464
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dc.contributor.authorBianchini, Ieda Maria Cassuli-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAprendizagens do sofrimento de famílias de crianças com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractLearnings from suffering of families of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is the theme of my thesis. The urgences of this research were discussed based on thinkers from the Complexity Paradigm, considering mainly the concept of autopoiesis as an index situated in Cognitive Biology, of Humberto Maturana and Francisco Varela. In this sense, I intended to discuss the complexification process originated by noise, proposed by Henri Atlan, which corresponds to the autopoietic mechanisms of disturbance and invention, comprising assumptions that are connected to organizing vectors such as the becoming, self-organization, invention, the circular process and the complexity. The objective of this research was to investigate the learning process of relatives of children diagnosed with ASD in a way to transform suffering in effective actions towards self-organization and the complexification of self. This study was performed in a quantitative perspective, following the cartography methodology, in which I embraced the “first person” approach, of Francisco Varela, which implies the researcher realizing his/her own experience. The instruments of investigation were set through talking circles and activities performed with six mothers of ASD children, aiming to produce narratives of self, which contributed to map the emergencies of becoming. These were elementary tools for this research in the sense of collaborating to the making of an epistemology from these experiences based on the complexity perspective. Thus, the needs mapped pointed to a concept of cognition as an individual experience, fed back into the collective and inseparable from the process of living in the dynamics of conversations. In this circular process, I understood that the mothers’ learning happened through a path marked by language tangled with emotion, love, and the care about themselves and the others. Therefore, this study reassured me the understanding that studying how the learning of families with children with ASD takes place, regarding the transformation of suffering into effective actions of self-organization and complexification of the self, enables actions and effective autopoietic interactions, promoting other ways of thinking, reconfigurations and self-organizing practices from the suffering. This heralds the perception of life as a search for accomplishments in the sense that human beings are capable of loving and being loved, insofar as they love themselves.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherTranstorno autísticopt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherPais de crianças autistaspt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherComplexidade (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherSofrimentopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3464-
dc.date.accessioned2022-12-08T12:54:21Z-
dc.date.available2022-12-08T12:54:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAprendizagens do sofrimento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista é o tema de minha tese. As emergências da pesquisa foram tratadas com base nos pressupostos teóricos do Paradigma da Complexidade, considerando especialmente o conceito de autopoiese como um dos marcadores situados na Biologia da Cognição, de Humberto Maturana e Francisco Varela. No mesmo sentido também procurei refletir a partir da complexificação pelo ruído, proposta por Henri Atlan, a qual corresponde aos mecanismos autopoiéticos de perturbação e invenção, envolvendo pressupostos que giram em torno de vetores organizadores como o devir, a auto-organização, a invenção, o processo circular e a complexidade. O objetivo foi investigar como acontecem as aprendizagens dos familiares de crianças com diagnóstico de TEA na perspectiva de transformar o sofrimento em ações efetivas de auto-organização e complexificação de si. O estudo foi realizado na perspectiva qualitativa, seguindo a metodologia cartográfica, na qual incorporei a abordagem de "primeira pessoa", de Francisco Varela (2000) a qual implica incluir o pesquisador na percepção da própria experiência. Os instrumentos de investigação foram configurados através de oficinas de conversas, com dinâmicas realizadas com seis mães, visando à produção de narrativas de si, o que contribuiu para cartografar as emergências em devir. Estas foram ferramentas fundamentais para a pesquisa no sentido de contribuir para a construção de uma epistemologia dessas vivências segundo a complexidade. Nessa perspectiva, as emergências cartografadas apontaram para um conceito de cognição como experiência individual, retroalimentada no coletivo e inseparável do processo de viver na dinâmica das conversações. Nessa circularidade, compreendi que a aprendizagem das mães deu-se na linguagem entrelaçada pela emoção, pela amorosidade, pelo cuidado de si e do outro. Assim, com esse estudo confirmou-se para mim a compreensão de que estudar como acontecem as aprendizagens de famílias que têm crianças com TEA, na perspectiva de transformar o sofrimento em ações efetivas da auto-organização e complexificação de si, possibilita ações e interações autopoiéticas efetivas, promovendo outras concepções, reconfigurações e práticas auto-organizativas a partir do sofrimento. Isso anuncia a percepção da vida como uma busca de realizações no entendimento de que o ser humano é capaz de amar e ser amado, na medida em que ama a si mesmopt_BR
dc.description.protocoloNúmero do CAAE: 50369421.9.0000.5343pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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