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dc.contributor.authorSchwertz, Vitória Catarina-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstetização política no Instagram : análise do design ativista.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAmaral Filho, Lúcio Siqueira-
dc.degree.departmentCurso de Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.abstractThis monograph proposes the study and analysis of the use of design in politics through the Design Activist profile on Instagram and to understand what relationships aesthetics exert in visual narratives. To this end, this research addresses design concepts, graphic design history, social media, visual culture and the aesthetics of Instagram images. From authors such as Cardoso (2008), Fonseca (2008), Villas-Boas (2007), Manovich (2017), Meggs (2009), Kaplan and Haenlein (2010), Mitchell (2006), Martins (2006), Hollis (2006), Lessa (2012), Niemeyer (2010), Boni, Moura and Landim (2019), Bolin and Blandy (2003), Mirzoeff (2003), Portinari and Nogueira (2016), Armstrong (2015), Arnould and Dion (2018), Salazar (2017). This qualitative study applied exploratory, bibliographic, documentary research and two methods of image analysis as methodology: Martine Joly's method and Didiana Prata's method. Through these methodologies it was possible to analyze the visual interactions that the aesthetic provides through mental associations, representing codes in common between author and receiver.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.otherDesignerspt_BR
dc.subject.otherCiberespaçopt_BR
dc.subject.otherRedes sociais onlinept_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherPolítica socialpt_BR
dc.subject.otherAtivistas políticospt_BR
dc.subject.otherNarrativa digitalpt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3472-
dc.date.accessioned2023-01-04T13:08:24Z-
dc.date.available2023-01-04T13:08:24Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia propõe o estudo e análise do uso do design na política através do perfil Design Ativista no Instagram e entender quais relações que a estética exerce em narrativas visuais. Para tal, na presente pesquisa abordam-se conceitos do design, história do design gráfico, mídias sociais, cultura visual e estética das imagens do Instagram. A partir de autores como, Cardoso (2008), Fonseca (2008), Villas-Boas (2007), Manovich (2017), Meggs (2009), Kaplan e Haenlein (2010), Mitchell (2006), Martins (2006), Hollis (2006), Lessa (2012), Niemeyer (2010), Boni, Moura e Landim (2019), Bolin e Blandy (2003), Mirzoeff (2003), Portinari e Nogueira (2016), Armstrong (2015), Arnould e Dion (2018), Salazar (2017). Este estudo de cunho qualitativo aplicou como metodologia pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e dois métodos de análise de imagens: Método de Martine Joly e o de Didiana Prata. Por meio dessas metodologias foi possível analisar as interações visuais que o estético proporciona através de associações mentais, representando códigos em comum entre autor e receptor.pt_BR
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