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dc.contributor.authorBraga Junior, Francisco Varder-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAcessibilidade das pessoas com deficiência no ensino superior : $b estratégias de governamento e processos de in/exclusão.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorHillesheim, Betina-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation aims to problematize strategies for governing people with disabilities in Higher Education, specifically, with regard to accessibility within a continuous process of in/exclusion. In this study, inclusion has been taken as a principle that produces modes of life from a neoliberal governmentality and an education policy to concretize common spaces, which are articulated in favor of the State, thus affecting the relationships of the subjects so that they achieve the status of included. The study of legal documents on access and accessibility enabled the analysis of the research material: the Report of the General Coordination of Affirmative Actions, Diversity and Social Inclusion (2015-2020), and photographs of Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Through an investigative analysis, based on concepts proposed by Michel Foucault, it has been possible to observe governments, problematize strategies, constitute markers and highlight the differences addressed in inclusive policies. This Dissertation argues that there are markers constituted in inclusive public policies, particularly in terms of accessibility, which crystallize differences between subjects in the educational environment and do not only limit their access, but also their political and social participation in face of their rights. It also emphasizes the importance of the presence of difference, made possible by inclusive policies in that space, as a practice of resistance to the effects of in/exclusion and normalization processes. This makes us think of a possibility of re-signifying educational and inclusive practices in the face of (re)configurations of imperatives of our time, in a kind of counter-conduct in relation to in/exclusion processes.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherNeoliberalismopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3474-
dc.date.accessioned2023-01-05T12:44:09Z-
dc.date.available2023-01-05T12:44:09Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo problematizar as estratégias de governamento de pessoas com deficiência no Ensino Superior, especificamente, no que se refere à acessibilidade dentro de um processo contínuo de in/exclusão. A análise desse estudo tem a inclusão como princípio que produz modos de vida a partir de uma governamentalidade neoliberal e uma política educacional para concretizar espaços comuns, os quais se articulam diante do favorecimento do Estado, incidindo nas relações dos sujeitos para que estes conquistem o status de incluídos. A partir de estudo dos documentos legais sobre acesso e acessibilidade, realizou-se a análise dos materiais, a saber: o Relatório da Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (2015- 2020) e fotografias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Por meio de uma análise investigativa a partir de conceitos propostos por Michel Foucault, podem-se observar os governamentos, problematizar as estratégias, constituir analisadores e evidenciar as diferenças tratadas nas políticas inclusivas. Esta tese discute que existem marcadores constituídos nas políticas públicas de inclusão, em particular, na acessibilidade, que cristalizam diferenças entre os sujeitos no ambiente educacional e limitam não só o acesso, mas também a participação política e social perante seus direitos. Também evidencia a importância da presença da diferença, possibilitada pelas políticas inclusivas nesse espaço, como prática de resistência aos efeitos de in/exclusão e a processos de normalização. Isso nos faz pensar em uma possibilidade de ressignificar as práticas educativas e inclusivas diante de (re)configurações de imperativos do nosso tempo, em uma espécie de contraconduta em relação aos processos de in/exclusão.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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