Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3476
Autor(es): Rodigheri, Anameri Lara Bonotto
Título: A perspectiva de adolescentes sobre o uso das TDICs e sua interação no cotidiano escolar e pessoal.
Data do documento: 2022
Resumo: A Revolução da Informação substituiu a Revolução Industrial. Essa realidade trouxe avanços e mudanças em diversos aspectos, como no relacionamento entre as pessoas, no trabalho e nas formas de aprendizagem. A tecnologia agiliza o acesso à informação e os jovens são os que mais a utilizam. Portanto, é necessário conhecer a perspectiva de adolescentes sobre o seu uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), bem como a interação destas no cotidiano escolar e pessoal. Este estudo, com metodologia mista de pesquisa/intervenção, buscou, primeiramente, verificar como os adolescentes utilizam as TDICs e, após a coleta destes dados, provocou-se o debate, dando-lhes voz. Tudo começou com a aplicação de um formulário de entrevista e um teste denominado Internet Addiction Test (IAT). Após a análise dos dados desses instrumentos pela pesquisadora, os resultados do IAT foram devolvidos aos participantes para serem discutidos nos Círculos Epistemológicos. Nos encontros, foi possível discutir como as mudanças provocadas por essa revolução, principalmente nos últimos 30 anos, impactaram nossas vidas. O uso excessivo de telas e o meio pelo qual os indivíduos acessam as TDICs foram temas de destaque, assim como o fato de que estas podem servir tanto para nos auxiliar na aquisição de conhecimento quanto para nos prejudicar ao nos desviar do foco do aprendizado. Para atender a essa demanda, as discussões nos Círculos Epistemológicos, verificaram a repercussão desse uso no cotidiano dos adolescentes e funcionaram como um meio de tomada de consciência sobre o uso das TDICs, assim como a criação do produto técnico que foi elaborado nesse sentido. Este refletiu os aspectos mais significativos doconteúdo dos debates e pretende servir como material pedagógico sobre o tema. O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa em Práticas Sociais, Organizações e Cultura do Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC.
Resumo em outro idioma: The information revolution has replaced the industrial revolution. This reality has brought advances and changes in several aspects, such as in people's relationships, in their work and ways of learning. Technology makes information quick to access and young people are the ones who use it the most.It istherefore necessary to know the perspective of teenagers about their use of digital information and communication technologies – DICTs, as well as their interaction in school and personal daily life. This study, with a mixed research/intervention methodology, has sought, in the first, to verify how adolescents use the DICTs. It started by applying an interview form and a test called Internet Addiction Test (IAT). After theresearcher analyzed the data from these instruments, the results of the IAT were returned to theparticipants to be discussed in the Epistemological Circles. In the meetings, it was possible to discuss how the changes caused by this revolution, especially in the last 30 years, have had animpact on our lives. The excessive use of screens, the way that the subjects access the DICTs, was a highlighted topic addressed, as well asthe fact that the DICTs s can serve both to help us in the acquisition of knowledge and to harm us by distracting us from the focus of learning. In order to have a better understanding of theseprocesses had the discussions in the Epistemological Circles, to verify the repercussion of this use the daily lives of adolescents and to act ss a means of raising awareness about the use of DICTs. In addition to that, a technical product was designed to reflect the most significant aspects of the content of the debates and serve as an educational material on the topic. This work is part of the research line Social Practices, Organizations and Culture of the Professional Master's Degree in Psychology at UNISC.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Internet e adolescentes
Internet - Aspectos psicológicos
Comportamento do adolescente
Redes sociais online
Aprendizagem - Efeito das inovações tecnológicas
Orientador(es): Freitas, Cristiane Redin
Coorientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anameri Lara Bonotto Rodigher.pdf12.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons