Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3512
Autor(es): Andrade, Marcia
Título: Educação em saúde para idosos : uso racional de medicamentos.
Data do documento: 2022
Protocolo CEP: 5558603 25 agosto 2022
Resumo: O uso de medicamentos é muito frequente em qualquer faixa etária, entretanto, idosos utilizam um maior número de medicamentos, uma vez que apresentam maior incidência a doenças crônicas, sendo considerado atualmente o grupo etário mais medicalizado na sociedade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil vem crescendo quase oito vezes mais que os jovens e quase duas vezes mais que a população geral, passando de 6,3%, em 1980, para uma população estimada de 14% no ano de2025, o que em números absolutos constitui a sexta maior população de idosos do mundo. É importante salientar que a maioria dos idosos, por conta das inúmeras causas de fragilidade e maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de doenças crônicas ou agudas, utilizam muitos medicamentos e assim estão mais expostos ao risco de reações adversas, o que aumenta quando se utilizam medicamentos inadequados. A maioria dos idosos, ou seja, mais de 80%utiliza, pelo menos, um medicamento de uso contínuo por dia, e cerca de um terço deles consome cinco ou mais simultaneamente. Considerando o contexto apresentado, a educação em saúde sobre o uso racional de medicamentos torna-se imprescindível, pois visa garantir que os idosos recebam medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. O profissional farmacêutico exerce um papel importante na saúde da população idosa, pois para além de acompanhar a farmacoterapia do idoso, deve atentar-se para promover a educação em saúde e oportunizar a auto formação do idoso para que reconheça as suas necessidades fármaco terapêuticas de forma racional. O objetivo deste estudo foi promover o uso racional de medicamentos para um grupo da terceira idade do município de Cachoeira do Sul, região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, a educação em saúde foi realizada utilizando-se do modelo tradicional e dialógico a fim de promover uma construção coletiva do conhecimento, proporcionando aos indivíduos uma visão crítica-reflexiva da sua realidade, responsabilizando e capacitando-os para a tomada de decisões relativas à sua saúde, especialmente, quanto ao uso racional de medicamento. Foram entrevistados treze idosos de ambos os sexos, sendo onze mulheres e dois homens. Todos os entrevistados apresentavam algum problema de saúde crônico. sendo que 76,92% utilizavam medicamentos de uso esporádicos, seis consideram sua saúde boa, cinco regular e duas ruins. A prática da educação em saúde oportunizou uma compreensão dos assuntos abordados e permitiu esclarecer dúvidas sobre as patologias e medicação. O presente estudo revelou que os idosos utilizam seus medicamentos de forma irracional e a educação em saúde promovida sobre as patologias mais frequentes entre os idosos e o uso racional de medicamentos demonstrou ser uma importante ferramenta para a construção do conhecimento para esses idosos.
Resumo em outro idioma: The use of medication is very common in any age group, however, the elderly use a greater number of medications, since they have a higher incidence of chronic diseases, and are currently considered the most medicalized age group in society. According to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the elderly population in Brazil has been growing almost eight times faster than young people and almost twice more than the general population, going from 6.3% in 1980 to an estimated population of 14% in 2025, the which in absolute numbers constitutes the sixth largest population of elderly people in the world. It is important to emphasize that most elderly people, due to the countless causes of frailty and greater vulnerability to the development of chronic or acute diseases, use many medications and are therefore more exposed to risk of adverse reactions, which increases when inappropriate medications are used. Most elderly people, that is, more than 80%, use at least one medication of continuous use per day, and about a third of them consume five or more simultaneously. clinics, in doses suited to their individual needs, for an adequate period and at the lowest cost for themselves and the community. if to promote health education and provide opportunities for self-training of the elderly so that they recognize their drug-therapeutic needs in a rational way. The objective of this study was to promote the rational use of medicines for a group of elderly people in the city of Cachoeira do Sul, in the central region of the state of Rio Grande do Sul. For this purpose, health education was carried out using the traditional and dialogical model in order to promote a collective construction of knowledge, providing individuals with a critical-reflective view of their reality, making them responsible and enabling them to make decisions related to their health, especially regarding the rational use of medication. Thirteen elderly people were interviewed of both sexes, eleven women and two men. All interviewees had some chronic health problem. Of which 76.92% used sporadic medication, six considered their health to be good, five to be regular and two to be bad. The practice of education in health provided an understanding of the issues addressed and allowed clarifying doubts about pathologies and medication. The present study revealed that the elderly use their medicines irrationally and the health education promoted on the most frequent pathologies among the elderly and the rational use of medicines proved to be an important tool for the construction of knowledge for these elderly people.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Farmácia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Idosos - Uso de medicamentos
Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos
Educação em saúde
Tratamento farmacológico
Assistência farmacêutica
Orientador(es): Morsch, Lisoni Muller
Aparece nas coleções:Farmácia

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