Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3537
Autor(es): Oliveira, Cristieli Crizel de
Título: A percepção do consumidor de Santa Cruz do Sul acerca das estratégias de marketing dos micro influenciadores digitais locais.
Data do documento: 2022
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender a percepção e comportamento do público a partir das estratégias de marketing dos micro influenciadores digitais de Santa Cruz do Sul na rede social Instagram. Alinhado a isso, buscamos entender quais são as ferramentas de marketing digital utilizadas pelos micro influenciadores santa-cruzenses e identificar os que mais chamam a atenção do público e quais têm maior tendência de resultar em compra, ou contratação de serviço. Além da pesquisa bibliográfica, o estudo utilizou como recursos metodológicos a técnica da entrevista ? com as micro influenciadoras digitais locais Maíra Assmann e Patrícia Pereira e com sete seguidores dessas micro influenciadoras, moradores da cidade e de gênero e idades variadas. Também foi aplicado um questionário, através da ferramenta Google Formulário, para detectar, de forma mais ampla, as percepções e opiniões dos consumidores de Santa Cruz do Sul perante as estratégias de marketing dos micro influenciadores locais. O formulário contou com 72 respostas. Dos desdobramentos, destacamos que a estratégia utilizada pelos micros influenciadores locais que mais agrada o público do município são postagens no feed com dicas e sem conteúdo diretos de venda. Já nos stories, o que mais agrada é a espontaneidade. As criadoras de conteúdo que foram entrevistadas relatam que utilizam o Instagram para se comunicar com seus seguidores e compartilhar conteúdos e parcerias que são escolhidas a partir da aproximação com a realidade que vivem. Os consumidores de Santa Cruz do Sul que aceitaram participar deste estudo, tanto respondendo ao questionário, quanto à entrevista, mostraram ser bem rigorosos e firmes assim como seus ideais. Para eles, é muito importante que as postagens tenham objetivos claros.
Resumo em outro idioma: The objective of this Final Paper is to understand the perception and behavior of the public from the marketing strategies of digital micro influencers from Santa Cruz do Sul on the social media Instagram. In line with this, we seek to understand which digital marketing tools are used by the micro influencers from Santa Cruz do Sul and also to identify those that most attract the public's attention and which are more likely to result in a purchase or service contract. In addition to the bibliographic research, the study used the interview technique as methodological resources - with micro local digital influencers such as Maíra Assmann and Patrícia Pereira and with seven followers of these micro influencers, residents of the city and of different genders and ages. A questionnaire was also applied, through the Google Forms tool, to detect, more broadly, the perceptions and opinions of consumers in Santa Cruz do Sul regarding the micro local influencer’s marketing strategies. The form had 72 responses. From the developments, we highlight that the strategy used by micro local influencers that most pleases the public in the municipality are posts in the feed with tips and without direct sales content. Moreover, in stories, what pleases most is spontaneity. The content creators who were interviewed report they use Instagram to communicate with their followers and share content and partnerships that are chosen from the approach to the reality they live. Customers from Santa Cruz do Sul who agreed to participate in this study, both by answering the questionnaire and the interview, proved to be very strict and firm in terms of their ideals. For them, it is very important that the post has clear objectives.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Marketing na Internet
Comportamento do consumidor
Redes sociais online
Influência (Psicologia)
Orientador(es): Lindemann, Cristiane
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

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