Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3546
Autor(es): | Rosa, Vaneza Silva da |
Título: | Narrativas de professoras em suas experiências de cuidado de si : docências em constituição. |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | O presente estudo busca problematizar a constituição das docências nas narrativas de um grupo de professoras a partir das suas experiências de cuidado de si, por meio de uma pesquisa participativa e formativa. Nesse sentido, a problemática da tese se compôs no seguinte questionamento: a partir das narrativas sobre as experiências de cuidado de si, como um grupo de professoras constitui as suas docências? Os referenciais teóricos abrangem discussões em torno da noção de cuidado de si, experiência e docências. O estudo contou com a participação de seis professoras de duas escolas públicas localizadas na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, focalizando os anos iniciais do ensino fundamental e a educação especial. A produção dos dados da pesquisa ocorreu em três encontros online na plataforma do Google Meet, tendo como ferramentas metodológicas diários de campo, produzidos pela pesquisadora e pelas participantes, assim como as gravações dos encontros. A partir dos materiais produzidos, tornou-se possível estabelecer interlocuções entre docências, narrativas e experiências de cuidado de si. Por meio da análise, foi possível compreender que a constituição das docências ocorreu de duas formas: na primeira, as mãos movimentaram as docências na permanente aprendizagem; na outra, as mãos movimentaram o parar, pensar e refletir, possibilitando, assim, as experiências de cuidado de si. Mediante as problematizações do estudo, evidenciou-se que as aprendizagens, constituídas por este grupo de professoras, podem ser tensionadas nas suas verdades tendo em vista que prescrevem uma forma de constituir docências. Desse modo, a partir das experiências de cuidado de si, as professoras questionaram a si mesmas, provocando inquietações. Compreende-se que as experiências de cuidado de si agiram como pontos de resistência e práticas de liberdade, operando no sentido da constituição dos saberes esculpidos na beleza das docências nos modos pelos quais as professoras narram a si mesmas. |
Resumo em outro idioma: | This study seeks to problematize the constitution of the teaching in the narratives of a group of teachers based on their experiences of self-care, through participatory and formative research. In this sense, the problem of the thesis consisted of the following question: based on the narratives about self-care experiences, how does a group of teachers constitute their teaching? Theoretical references include discussions around the notion of self-care, experience and teaching. The study had the participation of six teachers from two public schools located in the Vale do Rio Pardo region, in the state of Rio Grande do Sul, focusing on the early years of elementary school and special education. The production of research data took place in three online meetings on the Google Meet platform, using field diaries as methodological tools, produced by the researcher and the participants, as well as the recordings of the meetings. From the materials produced, it became possible to establish dialogues between teaching, narratives and self-care experiences. Through the analysis, it was possible to understand that the constitution of teaching occurred in two ways: in the first, the hands moved the teaching in permanent learning; in the other, the hands moved to stop, think and reflect, thus enabling self-care experiences. Through the problematizations of the study, it became evident that the learning, constituted by this group of teachers, can be tensioned in their truths, considering that they prescribe a way of constituting teaching. Thus, from the experiences of self-care, the teachers questioned themselves, causing concerns. It is understood that the self-care experiences acted as points of resistance and practices of freedom, operating towards the constitution of knowledge sculpted in the beauty of teaching in the ways in which the teachers narrate themselves. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Professores - Experiências Aprendizagem Educação Narrativa (Retórica) |
Orientador(es): | Oliveira, Cláudio José de |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vaneza Silva da Rosa.pdf | 13.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons