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dc.contributor.authorNopes, Felipe-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA retextualização em sala de aula como prática potencializadora da escrita.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.contributor.advisorcoTownsend, Sabrine Amaral Martins-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractRetextualization practices in the school environment assume an important role in providing tools to improve and develop the ability to express themselves through written language. The transformation of text from one genre to another requires comprehension, use of synthesis strategies, adaptation of syntactic and vocabulary structures, among other skills. On the other hand, moving from one gender to another presupposes the development of a series of skills. Therefore, this dissertation deals with the way in which retextualization activities can equip students to improve writing and contribute to the construction of knowledge. Our general objective was to investigate how the retextualization process, carried out in the classroom, can contribute to enhance the writing ability of high school students. For this purpose, we used two methodologies: bibliographic and experimental. The bibliographic research sought to reconstruct the state of the art of studies on textual genres in the Brazilian context. The experimental research involved 25 students from a 1st year high school class at a school in the urban area of the municipality of Santa Cruz do Sul (RS). The proposed activities covered four media textual genres: opinion article, chronicle, news and post, and enabled the production of two texts, the second being a retextualization. Thus, the research is qualitative in nature, with some quantitative data. The analysis of the texts was carried out individually and evaluated the ability of the participants to produce retextualizations, considering the presence of textuality elements, the characteristics corresponding to the genre of each text, the use of language appropriate to the genre, the presence of the main idea of the base text, spelling and punctuation. The results show that the students had difficulty in understanding and producing texts, in addition to having little mastery of genres and retextualization. Therefore, it is necessary that the practice of retextualization between genres be developed and intensified in the classroom, through activities that involve the diversity of existing textual genres, especially in high school classes, since such activities can equip students to enhance written language not only for school tasks, but for life.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherFalapt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.otherInternetpt_BR
dc.subject.otherOralidade na literaturapt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3549-
dc.date.accessioned2023-03-01T14:34:39Z-
dc.date.available2023-03-01T14:34:39Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs práticas de retextualização no ambiente escolar assumem papel importante no sentido de oferecer ferramentas para aprimorar e desenvolver a capacidade de expressão por meio da língua escrita. A transformação do texto de um gênero para outro requer compreensão, uso de estratégias de síntese, adequação de estruturas sintáticas e de vocabulário, entre outras habilidades. Por outro lado, transitar de um gênero para outro pressupõe o desenvolvimento de uma série de competências. Sendo assim, esta dissertação trata do modo como as atividades de retextualização podem instrumentalizar os alunos para o aprimoramento da escrita e contribuir para a construção do conhecimento. Nosso objetivo geral foi investigar de que forma o processo de retextualização, realizado em sala de aula, pode contribuir para potencializar a habilidade de escrita de estudantes do Ensino Médio. Para essa finalidade, utilizamos duas metodologias: bibliográfica e experimental. A pesquisa bibliográfica buscou reconstruir o estado da arte dos estudos sobre gêneros textuais no contexto brasileiro. Já a pesquisa experimental envolveu 25 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na zona urbana do município de Santa Cruz do Sul (RS). As atividades propostas abrangeram quatro gêneros textuais midiáticos: artigo de opinião, crônica, notícia e post, e possibilitaram a produção de dois textos, sendo o segundo uma retextualização. Assim, a pesquisa é de natureza qualitativa, com alguns dados quantitativos. A análise dos textos foi feita de forma individual e avaliou a habilidade dos participantes em produzir retextualizações, considerando a presença dos elementos de textualidade, as características correspondentes ao gênero de cada texto, o uso de linguagem adequada ao gênero, a presença da ideia principal do texto-base, a ortografia e a pontuação. Os resultados evidenciam que os estudantes apresentaram dificuldade de compreensão e de produção textuais, além de pouco domínio dos gêneros e da retextualização. Diante disso, é necessário que a prática da retextualização entre gêneros seja desenvolvida e intensificada em sala de aula, por meio de atividades que envolvam a diversidade dos gêneros textuais existentes, principalmente em turmas do Ensino Médio, visto que tais atividades podem instrumentalizar os alunos para potencializar a língua escrita não só para as tarefas escolares, mas para a vida.pt_BR
dc.description.protocolo4.607.765 / 23/03/2021pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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