Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3558
Autor(es): Moraes, Marcos
Título: Programas de intervenção motora em escolares : efeito agudo do exercício físico sobre o desempenho cognitivo.
Data do documento: 2023
Protocolo CEP: 5.707.509 em 08/03/2022
Resumo: Introdução: As intervenções com exercícios físicos surgem como uma importante ferramenta para auxiliar na melhora do desempenho escolar dos alunos da rede pública brasileira. Os efeitos do exercício físico, planejado e estruturado, sobre o aprimoramento cognitivo são promissores. Ainda assim, há poucos estudos que buscam investigar o efeito agudo do exercício físico nas funções cognitivas. Objetivo: Verificar o efeito agudo de dois programas de exercícios físicos sobre o desempenho cognitivo em escolares. Artigo 1: Objetivo: Verificar o efeito agudo de dois programas de exercícios físicos sobre o desempenho cognitivo (controle inibitório e flexibilidade cognitiva) em escolares. Método: Trata-se de um estudo clínico randomizado controlado com três grupos, constituído por 94 escolares de 9 e 10 anos, sendo 48 meninos, da rede pública municipal de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul. Das 26 escolas municipais, divididas em zona urbana, centro e periferia, e zona rural, foram sorteadas e convidadas a participar nove escolas , sendo que de cada grupo fizeram parte uma escola central, uma da periferia e uma rural, totalizando três escolas para cada grupo, alocadas em Grupo Experimental 1 (GE1), com exercícios de resolução de problemas, equilíbrio e coordenação de movimentos; Grupo Experimental 2 (GE2), com exercícios envolvendo atividades lúdicas e recreativas e Grupo Controle (GC), que não recebeu nenhum tipo de intervenção. As sessões eram compostas por exercícios específicos (45 minutos), com intensidade moderada de 65 a 70% da frequência cardíaca máxima, sendo 10 minutos de aquecimento e 35 minutos de exercício conforme GE1 e GE2, já o GC permaneceu por 30 minutos na posição sentada na sala de aula assistindo desenho animado próprio para a idade. O desempenho cognitivo foi avaliado através de dois testes, o teste de trilha para avaliar a flexibilidade cognitiva e o teste de Stroop computadorizado (Testinpacs) para determinar o controle inibitório. A aptidão cardiorrespiratória (APCR) foi avaliada pelo teste de corrida/caminhada de 6 minutos e o índice de massa corporal (IMC), por meio do peso e altura foram determinados conforme protocolos estabelecidos pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). As sessões contaram com exercícios específicos (45 minutos), 10 minutos de aquecimento e 35 minutos de exercício, conforme GE1 e GE2. No GC, os alunos permaneceram por 30 minutos na posição sentada na sala de aula assistindo desenho animado próprio para a idade. Foram empregadas análises através de médias e desvio padrão, com análise de variância, comparações a posteriori, além de equações de estimativa generalizada para construção dos modelos de desempenho cognitivo, sendo os modelos foram ajustados para as covariáveis, sexo, pico da velocidade de crescimento, idade, IMC e APCR. Já para as análises de mediação foi utilizado, path analyses com método dos mínimos quadrados ordinários. Resultados: com relação à flexibilidade cognitiva, houve um efeito de interação estatisticamente significativo no GE1 no tempo de execução e número de erros; já o GE2 apenas para o número de erros. O GE1 e o GE2 apresentaram diminuição significativa no número de erros, indicando o efeito agudo após a intervenção nos dois grupos. Conclusão: Os programas de exercícios afetaram de forma positiva o desempenho cognitivo, incluindo controle inibitório e flexibilidade cognitiva em escolares. Além disso, considerando todas as variáveis dos testes de desempenho cognitivo (número de erros e tempo de resposta), o GE1 mostrou-se uma alternativa promissora para ser desenvolvida nas escolas, impactando de maneira positiva no desempenho cognitivo. Artigo 2: Objetivo: Estabelecer o papel mediador da APCR e IMC na relação entre o efeito agudo de dois programas de exercício físico sobre o desempenho cognitivo de crianças. Método: estudo clínico randomizado controlado com três grupos, constituído por 94 escolares de 9 e 10 anos (48 meninos). Cada grupo foi constituído por três escolas, alocadas em Grupo Experimental 1 (GE1), com exercícios de resolução de problemas, equilíbrio e coordenação de movimentos; Grupo Experimental 2 (GE2), com exercícios envolvendo atividades lúdicas e recreativas e Grupo Controle (GC), que não recebeu nenhum tipo de intervenção. Para avaliar o desempenho cognitivo, foram utilizados o teste de trilha para avaliar a flexibilidade cognitiva e o teste de Stroop computadorizado (Testinpacs) para determinar o controle inibitório. Resultados: Observa-se que os efeitos indiretos, tanto por meio de APCR quanto de IMC, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Tal resultado sugere que os efeitos agudos da intervenção, reportados na presente dissertação, não diferem para crianças com diferentes níveis de APCR e IMC. Conclusão: A APCR e o IMC não são mediadores da relação entre o efeito agudo dos programas de exercício aplicados ao GE1 e GE2 sobre o desempenho cognitivo dos escolares.
Resumo em outro idioma: Introduction: Interventions with physical exercise emerge as an important tool to mitigate the low school performance of students from Brazilian public school system. The effects of planned and structured physical exercise on cognitive improvement are promising. Nevertheless, there are few studies investigating the acute effect of physical exercise on cognitive functions. Objective: This study aims to verify the acute effect of two exercise programs on cognitive performance in schoolchildren. Manuscript 1: Objective: This study aims to verify the acute effect of two physical exercise programs on cognitive performance (inhibitory control and cognitive flexibility). Method: This is a randomized controlled clinical study with 3 groups, consisting of 94 schoolchildren of 9 and 10 years old, 48 boys and 46 girls, from local public schools of Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul, Brazil. From 26 municipal schools, located in the urban area, center and periphery, and rural area, 9 municipal schools were randomly selected and invited to participate; one central school, one peripheral school, and one rural school, totaling 3 schools for each group of study, which are allocated in Experimental Group 1 (EG1), with problem-solving, balance, and movement coordination exercises; Experimental Group 2 (EG2), with exercises involving playful and recreational activities; and Control Group (CG), which did not receive any type of intervention. The sessions were composed of specific exercises (45 minutes), being 10 minutes of warm-up and 35 minutes of exercise according to EG1 and EG2. The CG remained for 30 minutes sitting in the classroom watching age appropriate cartoons. Results: In the Trail Test (cognitive flexibility), there was a statistically significant interaction effect in EG1 regarding both execution time (p < 0,01) and the number of errors (p < 0,01), while in EG2, it was only on the number of errors (p < 0,01). Concerning the Stroop test (inhibitory control), both EG1 and EG2 showed a significant reduction in the number of errors (p < 0,01), indicating an acute effect after the intervention in both groups. Conclusion: The exercise programs in EG1 and EG2 positively affected cognitive performance, including inhibitory control and cognitive flexibility in schoolchildren. Moreover, considering all the variables of cognitive performance tests, EG1 showed to be a promising alternative to be developed in schools, positively impacting cognitive performance and, consequently, learning. Manuscript 2: Objective: This study aims to establish the mediating role of physical fitness (cardiorespiratory fitness and body mass index [BMI]) in the relationship between the acute effect of two exercise programs on cognitive performance in children. Method: This is a randomized controlled clinical study with three groups, consisting of 94 schoolchildren aged 9 and 10 years old (48 boys) from local public schools of Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul. From 26 municipal schools located in the urban area, center, and periphery, as well as the rural area, nine municipal schools were randomly selected and invited to participate. One central school, one peripheral school, and one rural school were chosen for each group of study, totaling three schools for each group of study. The groups were allocated as follows: Experimental Group 1 (EG1), with problem-solving, balance, and movement coordination exercises; Experimental Group 2 (EG2), with exercises involving playful and recreational activities; and Control Group (CG), which did not receive any type of intervention. To evaluate cognitive performance, the Trail test was used to assess cognitive flexibility, and the computerized Stroop test (Testinpacs) was used to determine inhibitory control. Cardiorespiratory fitness was assessed by the 6-minute run/walk test, and for BMI, weight and height were determined according to the protocols established by the Manual of the Brazilian Sport Project (PROESP-BR). The assessments were carried out with specific exercises (45 minutes), 10 minutes of warm-up, and 35 minutes of exercise according to GE1 and GE2. Students from CG remained seated for 30 minutes in the classroom watching age-appropriate cartoons. Results: The indirect effects, both via cardiorespiratory fitness and BMI, showed no statistically significant differences. This result suggests that the greater acute effectiveness of the intervention, reported in article 1 of this thesis, cannot be attributed to children with more favorable levels of cardiorespiratory fitness and body mass index. Conclusion: Cardiorespiratory fitness and BMI are not mediators of the relationship between the acute effect of exercise programs applied to EG1 and EG2 on the cognitive performance of schoolchildren.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Destreza motora
Cognição
Aprendizagem motora
Exercícios físicos
Aptidão física
Orientador(es): Campos, Deivis de
Coorientador(es): Brand, Caroline
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado

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