Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/356
Autor(es): Speroni, Susana Margarita
Título: Planejamento, gestão democrática e integração regional : sobre a estratégia acadêmica e compromisso político do modelo comunitário de instituições universitárias no RS.
Data do documento: 2010
Resumo: A tese aborda de forma comparada os mecanismos discursivos que explicitam as diretrizes que orientam a gestão de 3 instituições universitárias denominadas comunitárias (do COMUNG), através de seus Planos de Desenvolvimento Institucional, projetos políticopedagógicos e demais documentos oficiais organizadores da estratégia institucional em sua inserção regional. A leitura dos textos documentais, combinada com os depoimentos de agentes envolvidos na sua elaboração contextualiza essa produção. O ponto de partida conceitual será baseado nas categorias trabalhadas por K. Mannheim nas obras "Liberdade, poder e planificação democrática" e "Ideologia e utopia", onde se destacam três temas fundamentais para este estudo: de um lado, a ênfase na crença do papel superior da educação para a formação de sociedades livres; de outro, a concepção de uma intelectualidade "socialmente desvinculada" e, por fim, as tensões entre democracia e liberdade numa sociedade planejada. As questões colocadas por Mannheim no segundo pós-guerra ganham força na sociedade globalizada de amplo domínio da ideologia de mercado. Indaga-se, por isso, o quanto a ideia de articular democracia, planejamento e influência institucional, pode ser desinteressada devendo, pois, ser problematizada acerca das possibilidades de sua concretização e seus modos de operação num cenário de constantes ameaças à democracia e à autonomia social, no campo compreendido entre a ideologia e utopia de Mannheim. Os conceitos e argumentos levantados pelo autor imprimem força teórica para análise da realidade institucional em estudo, na medida em que se busca aliar ao conjunto das características definidas como próprias das instituições de ensino comunitárias instituição privada de caráter público, amparo no ideal comunitário, preponderantemente, da comunidade regional de origem, com o necessário enfrentamento de situações práticas para atuar com eficiência num mercado crescentemente competitivo, ameaçador de sua reprodução por ausência de um estatuto jurídico especial. Ao incorporar racionalidades voltadas para sobreviver no mercado da educação superior, as relações internas e externas dessas IES revelam um conjunto de aspectos contraditórios que impregna a relação discurso-prática de elementos ideológicos para sustentação das bases institucionais. Nessa trajetória histórica afirma-se a produção discursiva do mito fundador como força impulsionadora, em que se cruzam e se confrontam de forma permanente os dilemas entre gestão democrática, espírito comunitário, ação pública e a lâmina afiada que conduz as relações de mercado.
Resumo em outro idioma: The thesis focuses on comparative discursive mechanisms that explain the guidelines of the management of 3 academic institutions called Communitarians universities, through its PDIs, (Plan for Institutional Development) and other official documents organizers of institutional strategy in their regional integration. The reading of documentary combined with the testimony of agents involved in the reality of these institutions, contextualizes this production. The starting point was based on conceptual categories worked by K. Mannheim in their works "Freedom, power and democratic planning" and "Ideology and Utopia," where we highlight three key themes for this study: on one hand, the emphasis on belief in the role of higher education for the development of free societies, on the other, the design of an intelligentsia "socially disconnected" and, finally, the tensions between democracy and freedom in a planned society. The questions raised by Mannheim in postwar are powered in the analysis of global society based on discourses and social practices of market ideology. One wonders, therefore, how the idea of linking democracy, planning and institutional influence can be disinterested and must therefore be questioned about the possibilities of its realization and its modes of operation against a backdrop of continuing threats to democracy and social autonomy, a field between ideology and Utopia in Mannheim. The concepts and arguments raised by the author strength the theoretical power analysis of the institutional study. The framework seeks to combine the set of characteristics defined as specific of communitarian educational institutions - private institution with public character, supported by an vague communitarian ideal, mainly of the regional community of origin, with the necessary coping with practical situations to work effectively in a increasingly competitive market field of relations, threatening their reproduction by the absence of a special legal status. By incorporating rationalities aimed to survive in the market for higher education, internal and external relations of these IES reveal a number of contradictory aspects that pervades the relationship between discourse and practice of ideological elements of the institutional foundations for support. In this historical trajectory states the discursive production of the founding myth as leverage, in which cross and face permanently the dilemma between democratic management, community spirit, public action and the sharp razor of leading market relations.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: COMUNG
Associação Brasileira das Universidades Comunitárias
Universidades e faculdades comunitárias - Rio Grande do Sul
Planejamento educacional
Desenvolvimento regional
Orientador(es): Ferreira, Marcos Artêmio Fischborn
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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